Coin News

O que são grupos de pump-and-dump no mercado cripto - a prática é ilegal?

1 d ago7 min readRegulation
O que são grupos de pump-and-dump no mercado cripto - a prática é ilegal?

As operações de pump-and-dump, que manipulam fraudulentamente os preços disseminando informações falsas, existem em contextos econômicos desde pelo menos os anos 1700. Em um exemplo do tipo, vigaristas com ações na South Sea Company começaram a fazer declarações falsas sobre negócios e suas receitas no início do século XVIII.

O plano era inflar artificialmente o preço das ações antes de vendê-las a consumidores desinformados, enganados ao pensar que estavam investindo em um bem promissor. Vigaristas contemporâneos também estão seguindo seu exemplo com uma estratégia de pump-and-dump conhecida como South Sea Bubble.

No entanto, com o advento da tecnologia blockchain e a ascensão da negociação cripto, a questão tornou-se mais ampla e mais grave. Como a regulação dos governos está atrasada, as criptomoedas são especialmente suscetíveis a esse tipo de manipulação de mercado.

Neste artigo, você aprenderá o que são esquemas de pump-and-dump de criptomoedas, como eles funcionam e como identificá-los.

O que são grupos de pump-and-dump de criptomoedas?

Um golpe pump-and-dump é um tipo de fraude em que os atores maliciosos acumulam uma commodity ao longo do tempo, inflacionam seu preço artificialmente disseminando informações falsas (pump) e depois liquidam o que acumularam para compradores desavisados a um preço mais alto (dump). Uma vez que os perpetradores inflaram fraudulentamente o preço, ele geralmente cai logo após das vendas, deixando os compradores no prejuízo.

Equipes auto-organizadas de indivíduos realizam operações de pump-and-dump online. Esses grupos de pump-and-dump organizam os golpes em servidores Discord ou Telegram, possibilitando que qualquer pessoa participe ou seja adicionada aos grupos sem aviso prévio.

Em grupos de pump-and-dumps, há uma hierarquia de membros e líderes (ou administradores) que gerenciam os grupos. Os membros com classificação mais alta recebem a notificação que inicia o pump, divulgando a moeda alvo um pouco mais cedo do que os usuários com classificação mais baixa. Dessa forma, o membro tem mais chances de comprar a um custo mais barato e lucrar mais com o esquema de pump-and-dump.

A maioria dos grupos é estruturada usando um sistema de afiliação, onde os membros podem subir na hierarquia recrutando novos membros. A classificação aumenta proporcionalmente ao número de novos membros adicionados ao grupo. Em contraste, algumas organizações têm uma estrutura hierárquica simplificada com apenas dois níveis: VIPs e membros comuns. Para ingressar nessas organizações, o usuário deve pagar uma taxa, normalmente em Bitcoin (BTC), entre 0,01 e 0,1 BTC.

O que são sinais de pump-and-dump em cripto?

Um sinal de pump de criptomoedas é uma mensagem destinada a atrair indivíduos a comprar uma criptomoeda para que possam lucrar com a manipulação de preços causada pelo aumento repentino na demanda. Depois que o pump causa um aumento significativo de preços, que são chamados de sinais de dump de criptomoedas, os membros começam a vender com um bom lucro. Existem dois tipos de grupos no Telegram e no Discord que postam sinais em criptomoedas desconhecidas para inflar artificialmente o valor das moedas subjacentes, conforme explicado abaixo:

As mensagens em grupos de criptomoedas de pump-and-dump no Telegram e no Discord geralmente são transmitidas das seguintes maneiras:

  • Informações e instruções: essas duas seções se assemelham a um quadro de avisos eletrônico fixado por mensagem. Cada segmento é composto por um número de salas, cada uma com apenas uma ou um pequeno número de mensagens. As regras do grupo, notícias sobre o grupo, informações sobre o sistema de afiliação e perguntas frequentes são normalmente encontradas nas salas da seção de informações. Da mesma forma, você pode encontrar os guias para a indústria de criptomoedas ou as melhores práticas para participar de uma operação de pump-and-dump nas salas das seções de instruções.
  • Sinal: Somente administradores podem postar nesta área, que é seu hub central. O sinal do pump e as salas de sinais de negociação geralmente estão localizados nesta área. Os administradores falam sobre a próxima operação de pump-and-dump na primeira sala e trocam dicas de negociação na segunda.
  • Convidar: Os bots do servidor moram nas salas desta seção. Aqui, os usuários podem pedir aos bots links de convite para atrair novos membros ou descobrir quantas pessoas ingressaram no servidor usando seus links de convite.
  • Discussão: Os membros do grupo podem conversar livremente em salas dedicadas a vários temas desta seção.
  • Como funciona o pump and dumps de criptomoedas?

    Os vários grupos de pump-and-dump na internet têm níveis de atividade variados. Os mais ocupados realizam cerca de um ciclo de pump-and-dump todos os dias. Grupos menos ativos podem realizar apenas uma operação por semana. Outras organizações realizam atividades quando acham que as condições de mercado são favoráveis. Então, você pode ganhar dinheiro inflando e liquidando criptomoedas artificialmente?

    Pode haver uma chance de se beneficiar porque uma técnica de pump-and-dump envolve o aumento artificial do valor de um criptoativo pouco antes de um crash planejado e repentino. No entanto, você ficará preso às moedas desconhecidas por um longo tempo se não as vender com rapidez suficiente. Esteja ciente de que nada é inevitável no volátil mercado de criptomoedas; portanto, como uma prática preventiva, entenda as métricas básicas de criptomoedas para evitar cair em projetos que parecem "bom demais para ser verdade".

    Para entender os golpes de pump-and-dump, leia os estágios que os golpistas de criptomoedas seguem para enganar os membros do canal:

    Disseminando informações básicas

    Os admins comunicam a exchange a ser utilizada, a hora exata de início da operação e se o esquema será FFA ou Ranqueado. Se for gratuito para todos, aqueles com classificação VIP recebem a mensagem no mesmo horário ou alguns dias ou horas antes da operação.

    Anúncio do objetivo da moeda envolvida

    À medida que o horário de início da operação se aproxima, o anúncio é repetido com mais frequência.

    Os membros do grupo são informados da moeda do objetivo quando o pump começa. Sua posição na hierarquia determinará quando você será informado da hora de início.

    O nome da criptomoeda é normalmente escrito em um gráfico que foi deliberadamente obscurecido para que apenas humanos possam decifrá-lo rapidamente. A ofuscação visa impedir que os bots analisem a mensagem usando técnicas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e iniciem operações de mercado mais rapidamente do que as pessoas.

    OCR é o método usado para transformar o texto de uma imagem em um formato de texto legível por máquina. Seu computador salvará a digitalização como um arquivo de imagem, por exemplo, se você digitalizar um formulário ou recibo. As palavras no arquivo de imagem não podem ser editadas, pesquisadas ou contadas usando um editor de texto.

    Divulgar notícias para atrair investidores externos

    Finalmente, a manipulação de mercado em criptomoedas começa depois que o pump começa e os administradores postam um tweet ou compartilham as notícias, pedindo a todos no grupo que divulguem que o preço da criptomoeda está aumentando. Com o objetivo de incitar o chamado FOMO (Fear of Missing Out) de uma fantástica oportunidade de investimento e atrair investidores externos, os usuários espalham sua mensagem através do Twitter, fóruns e salas de bate-papo especiais.

    Como identificar uma fraude de pump-and-dump?

    Como as informações sobre moedas desconhecidas são divulgadas nos canais Discord e Telegram, você pode se perguntar se os grupos de pump-and-dump de criptomoedas são legais. Pump-and-dumps são ilegais no mercado de ações, mas como a maioria das criptomoedas não são consideradas títulos mobiliários, os mercados de criptomoedas operam frequentemente no neste vácuo legal. Portanto, mesmo que os golpes de criptografia pump-and-dump sejam moral e legalmente duvidosos, eles podem não violar nenhuma lei em vigor. No entanto, as exchanges de criptomoedas regulamentadas tratam esses golpes como ilegais.

    Então, como você sabe se uma criptomoeda está em um pump and dump? Compreender se e com que rapidez alguém pode executar uma estratégia de pump and dump é crucial para a proteção dos investidores. Embora não haja indicadores de tiro certeiro dos golpes de pump-and-dump com criptomoedas, você não deve ignorar quando houver hype excessivo em torno de um projeto ou seu token, pois esses podem ser sinais de alerta. Portanto, os investidores devem avaliar continuamente os projetos de criptomoeda antes de tomar decisões de investimento informadas.

    O aumento rápido e parabólico no preço de uma criptomoeda é outro sinal de um esquema de pump-and-dump. Isso é especialmente relevante se a criptomoeda já foi desconsiderada, não é reconhecida ou foi esquecida pelo mercado. Além disso, sempre que você ouvir uma pessoa conhecida discutir uma criptomoeda, considere suas possíveis motivações. Muitos influenciadores e celebridades têm pouco conhecimento sobre criptomoedas; no entanto, se forem pagos para isso, eles podem promover este conteúdo (mesmo que sejam fraudes).

    Como resultado, deve-se ter cuidado com essas táticas antes de acreditar no futuro de projetos de criptomoedas ainda desconhecidos. Então, como os investidores cripto podem evitar os esquemas de pump-and-dump? Escolher uma estratégia e cumpri-la são componentes cruciais de negociação ou investimento. Com essa abordagem, pode-se garantir que eles invistam apenas em projetos ou ativos de criptomoedas com os quais estão familiarizados.

    Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store