Coin News

Grupo protesta contra prisão de desenvolvedor do Tornado Cash

20 Aug, 20223 min readOther
Grupo protesta contra prisão de desenvolvedor do Tornado Cash

Um grupo de cerca de 50 pessoas está protestando contra a prisão de Alexey Pertsev, desenvolvedor do Tornado Cash, detido no dia 10 de agosto por autoridades holandesas. Segundo o The Block, a manifestação foi organizada com a ajuda da esposa do desenvolvedor.

Já no site Change.org, mais de 1.500 pessoas assinaram um abaixo-assinado a favor de Pertsev e em defesa de softwares de código aberto. Afinal, sua prisão pode servir de precedente para o julgamento de outros casos.

“Portanto, as acusações contra Alex ameaçam matar todo o segmento de software de código aberto”, aponta a petição online em defesa do desenvolvedor do Tornado Cash. “Ninguém ousará escrever e publicar um código aberto, ninguém investirá no segmento se puder ser responsabilizado pelo uso da ferramenta que criou por terceiros.”

Sanções ao Tornado Cash

Usado como uma ferramenta que aumenta a privacidade dos usuários de criptomoedas, o Tornado Cash foi sancionado pelos EUA no início deste mês. Com isso, diversos serviços pararam de oferecer suporte ao mesmo, incluindo pools de mineração e serviços de infraestrutura do próprio Ethereum.

Indo além, tanto o site do Tornado Cash quanto seu GitHub, onde seu código estava disponível abertamente para todos, sumiram em um curto espaço de tempo. Apesar disso, o mesmo continua disponível, ainda que com acesso mais difícil, colocando a decisão da justiça em xeque.

Aumentando a preocupação da comunidade, um dos desenvolvedores iniciais do projeto, Alex Pertsev, foi preso na Holanda nas semanas seguintes, abrindo um precedente perigoso para o julgamento de casos futuros.

Protestos pedem que desenvolvedor seja liberado

Além de um abaixo-assinado, com mais de 1.500 assinaturas no momento, um grupo de 50 pessoas está realizando um protesto na praça Dam, em Amsterdã, neste sábado (20). Segundo o site da manifestação, Pertsev não pode ser culpado por como código foi usado por terceiros.

“Agora, Alex está sendo acusado de criar um código aberto usado pelo Tornado Cash, um projeto sob investigação nos EUA e na Europa. Mas um desenvolvedor não tem controle algum sobre como seu código-fonte aberto é usado posteriormente.”

Como comparação, isso é o mesmo que dizer que Santos Dumont, criador da aviação, tenha ligação com os atentados terroristas de 11/9. Ou seja, as autoridades não estão focando no verdadeiro problema, o uso de tal ferramenta para fins ilegais como lavagem de dinheiro.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store