Coin News

Grayscale lança fundo de investimento com exposição a mineração de Bitcoin

7 Oct, 20223 min readMining
Grayscale lança fundo de investimento com exposição a mineração de Bitcoin

A gestora especializada em criptoativos Grayscale Investments lançou um novo fundo de investimento, o The Grayscale Digital Infrastructure Opportunities LLC (GDIO). De acordo com a gestora, o novo fundo é um veículo para que os investidores tenham exposição ao setor de mineração de criptomoedas.

O capital levantado pelo GDIO irá sobretudo para a aquisição de hardware de mineração, de acordo com Rayhaneh Sharif-Askary, chefe de relações com investidores da Grayscale. Dessa forma, o fundo empregará o hardware para minerar e vender Bitcoin (BTC) diariamente.

Portanto, a operação do fundo ocorrerá de maneira diferente dos demais fundos da gestora, que apenas compram criptomoedas. Mas ao vender os BTC minerados, a gestora vai distribuir uma parte de sua receita operacional aos investidores, como uma espécie de dividendo.

Para investir no GDIO, é preciso ser um investidores credenciados, individual e institucional, e atender aos critérios da empresa. Quem aplicar dinheiro no fundo receberá os rendimentos trimestralmente, pagos conforme a quantidade de cotas que cada investidor possui.

Fundo nasce com prazo de validade

Segundo a Grayscale, o GDIO terá um prazo de validade mínimo de três anos, ou seja, até 2025. Mas a gestora pode estender o prazo para até cinco anos, prolongando o “vencimento” do fundo até 2027.

Após o período de operação, o GDIO buscará uma estratégia de saída, que pode incluir a alienação de seus ativos. Isto é, a Grayscale poderá vender as máquinas de mineração e distribuir o valor entre os cotistas.

De acordo com a empresa, o GDIO foi projetado para capturar o lado positivo da mineração de BTC em meio ao mercado de queda. A mineração de BTC tornou-se menos lucrativa nos últimos meses, já que o preço da criptomoeda caiu cerca de 70% desde sua máxima histórica.

Comprando mineradoras na baixa

Algumas empresas de mineração recorreram à venda de BTC para ajudar a cobrir despesas operacionais e outras. Mas com o preço em queda, muitos mineradores venderam suas máquinas e saíram do mercado, o que abre oportunidades

“Nos próximos meses, prevemos que os equipamentos de mineração estarão disponíveis para compra em níveis muito baratos. O GDIO terá a oportunidade de fornecer liquidez ao ecossistema de mineração, comprando equipamentos de mineração no momento ideal do ciclo de mineração para minerar BTC de forma lucrativa no futuro”, disse Sharif-Askary.

A Grayscale, uma subsidiária do Digital Currency Group (DCG), administra US$ 17,6 bilhões em ativos. Mas o DCG também possui uma empresa de mineração de criptomoedas e staking, a Foundry, que deve gerenciar as operações da GDIO.

A Foundry fornece financiamento para equipamentos de mineração de BTC e acesso a fabricantes de equipamentos. Portanto, a empresa tem acesso a mercados e poder de barganha para obter equipamentos a preços descontados.

“Como parte da missão da Foundry de capacitar uma infraestrutura descentralizada, estamos empolgados em fazer parceria com a Grayscale para ampliar a capacidade de investir em mineração de Bitcoin durante este momento oportuno”, disse o CEO da Foundry, Michael Colyer.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store