Coin News

Golpe da mineração de Bitcoin com PIX no Instagram é nova moda de hackers

3 d ago3 min readMining
Golpe da mineração de Bitcoin com PIX no Instagram é nova moda de hackers

Um novo golpe promete lucros altos pelo PIX com a mineração de Bitcoin para usuários, utilizando para isso a divulgação pelo Instagram. Chama atenção, que os divulgadores são todos perfis que já foram previamente hackeados na rede social, criando uma confusão em possíveis vítimas.

O Livecoins teve acesso ao perfil de dois usuários que tiveram suas contas hackeadas nessa rede social, e que após isso, viram que seus antigos perfis passaram a divulgar supostos investimentos de criptomoedas.

O que chama atenção para o golpe é o uso da imagem das criptomoedas pelos criminosos, embora todo o golpe aconteça pelo sistema do Banco Central do Brasil de pagamentos instantâneos.

Golpe promete lucros com PIX pelo Instagram usando a imagem da mineração de Bitcoin

Pelo menos dois usuários do Instagram que tiveram suas contas hackeadas tiveram seus perfis associados a uma fraude de criptomoedas depois.

Um deles percebeu que um perfil de uma mulher tem feito stories e se apresentado como suposta consultora de criptomoedas que é capaz de dobrar recursos de pessoas em segundos.

Em todas as interações mostradas por esse perfil em stories pelo Instagram, a usuária promete dobrar o dinheiro das pessoas. Contudo, em denúncia a reportagem, vítimas indicam que ela interage apenas com contas hackeadas para mostrar o sucesso de sua suposta operação milagrosa de rendimentos.

Um exemplo do golpe foi enviado para nós, indicando como tudo funciona. No diálogo, a possível golpista conversa com a conta hackeada e pede ajuda para divulgar seu trabalho de mineração de criptomoedas e fan tokens, onde “PIX em dobro” são dados para quem lhe ajudar. Todas as conversas falsas são divulgadas no stories da conta da mulher após tudo acontecer.

Após a conta hackeada afirmar que vai ajudar a mulher a divulgar “seu trabalho”, ela realmente divulga no stories o falso investimento e depois simula o envio de um PIX para receber de volta o dobro.

Como todo o golpe é feito via stories, que duram apenas 24 horas ativos na rede social, quem não percebe que os contatos em comum tiveram suas contas hackeadas podem ser convencidos de que o falso investimento é verdadeiro.

Vários golpes nessa mesma modalidade

Outro usuário que teve sua conta hackeada pelo Instagram também viu seu antigo perfil divulgar golpes de criptomoedas após perder o acesso.

Dessa vez, a conta divulgava apenas o golpe com PIX, mas mencionar criptomoedas ou investimentos diversos.

Fica claro que as contas hackeadas estão desempenhando um papel de convencimento de pessoas para golpes, o que é uma situação totalmente preocupante.

De acordo com um estudo recente da ANBIMA, por exemplo, a maioria dos investidores de ações e criptomoedas são da Geração Z, pessoas essas que buscam informações de novas oportunidades em redes sociais e meios digitais. Ou seja, ao ver uma proposta de rendimentos fáceis, é importante tomar cuidado para os novos golpes pela internet.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store