Coin News

GitHub desbloqueia repositórios do Tornado Cash após manifestação da OFAC

1 h ago3 min readEthereum
GitHub desbloqueia repositórios do Tornado Cash após manifestação da OFAC

O mixer de criptomoedas Tornado Cash está de volta à plataforma de desenvolvimento de software GitHub após várias semanas de bloqueio.

O desenvolvedor da Ethereum, Preston Van Loon, foi ao Twitter na quinta-feira para relatar que o GitHub desbloqueou parcialmente os códigos do Tornado Cash e de seus desenvolvedores, disponibilizando-os novamente em sua plataforma. O desenvolvedor disse que os repositórios de código do Tornado Cash estão disponíveis em modo somente de leitura, o que significa que o GitHub ainda não restaurou suas funcionalidades completas.

“Mas isso já é um progresso diante de uma proibição total. Ainda encorajo o GitHub a reverter todas as ações e a restaurar os repositórios ao seu status anterior”, afirmou Van Loon.

De acordo com dados do GitHub, as últimas atualizações dos repositórios do Tornado Cash foram feitas em 22 de agosto, ou logo após o cofundador do Tornado Cash, Roman Semenov, informar que sua conta estava havia sido excluída da plataforma. Em 8 de agosto, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC) proibiu os residentes dos EUA de usarem o Tornado Cash e colocou na lista negra 44 endereços de USD Coin (USDC) e Ether (ETH) associados ao mixer.

O retorno do Tornado Cash ao GitHub veio logo depois que a OFAC esclareceu suas políticas em torno do caso em 13 de setembro, declarando que os residentes dos EUA não estariam violando sanções copiando o código do mixer ou disponibilizando-o online. A OFAC também observou que os norte-americanos não seriam proibidos de visitar o site Tornado Cash se ele voltar a ficar disponível online.

Hey @github, please unban @TornadoCash code repositories now.OFAC has stated: "U.S. persons would not be prohibited by U.S. sanctions regulations from copying the open-source code and making it available online for others to view"— prestonvanloon.eth (@preston_vanloon) September 13, 2022

Ei @github, por favor, desbloqueie os repositórios de código @TornadoCash agora.

A OFAC declarou: "Os norte-americanos não são proibidos pelas sanções dos EUA de copiar o código-fonte aberto e disponibilizá-lo on-line para outros visualizarem"

— prestonvanloon.eth (@preston_vanloon)

Baseado na blockchain da Ethereum, o Tornado Cash é uma ferramenta que permite aos usuários ocultar suas transações de criptomoedas para protegê-las sob anonimato, ofuscando trilhas de informações na blockchain. O mixer da Ethereum ficou sob escrutínio dos reguladores globais após a proibição da OFAC, desencadeando inclusive a prisão de desenvolvedores do Tornado Cash por suposto envolvimento com lavagem de dinheiro através da plataforma.

A controvérsia em torno do Tornado Cash levantou muitas questões na comunidade de criptomoedas e desenvolvedores, com muitas pessoas expressando preocupação com questões legais relacionadas à produção de códigos-fonte abertos. Algumas grandes empresas de criptomoedas também reagiram contra as ações do Departamento do Tesouro. A exchange de criptomoedas Coinbase decidiu apoiar uma ação movida por usuários do Tornado Cash contra a OFAC.

Conforme relatado anteriormente, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou publicamente que usou o Tornado Cash ao doar fundos para a Ucrânia protegendo a privacidade financeira dos destinatários.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store