Coin News

Futuros de Ethereum têm condição “fora do comum” mas voltarão ao normal após atualização, dizem especialistas

25 Aug, 20225 min readEthereum
Futuros de Ethereum têm condição “fora do comum” mas voltarão ao normal após atualização, dizem especialistas

Apesar da proximidade da atualização “Merge” (Fusão, em português) do Ethereum (ETH), o mercado de futuros da criptomoeda entrou em backwardation, fenômeno em que contratos futuros apresentam preços mais baixos do que os do mesmo ativo no mercado à vista.

A situação é considerada uma anormal por especialistas, indicando expectativa de que o criptoativo enfraquecerá nos próximos meses. No momento da redação deste texto, os futuros de ETH com vencimento em um mês listados nas principais exchanges de criptomoedas eram negociados com um desconto anualizado de 8% a 10%. Já os de três meses eram negociados cerca de 5% abaixo do preço da criptomoeda no mercado, segundo dados da empresa de análise Skew.

A condição, no entanto, pode ser de curta duração, dizem alguns observadores. Para especialistas ouvidos pelo CoinDesk, os futuros de ETH provavelmente voltarão a ser negociados com prêmio após a atualização. Esse cenário, chamado de contango, é considerado normal e esperado do mercado, pois reflete o valor do dinheiro no tempo.

A Fusão, prevista para acontecer em meados de setembro, combinará a atual blockchain de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW) do Ethereum com a “Beacon Chain” de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS) do projeto, que foi lançada em dezembro de 2020. A mudança provavelmente reduzirá a oferta da criptomoeda, dando um impulso extra ao preço.

“O estado atual reflete a visão geral do mercado de que o ETH cairá após a Fusão, mas isso pode durar pouco”, disse Katie Talati, diretora de pesquisa da Arca. “Acreditamos que a valorização real do preço do ETH acontecerá após a Merge, impulsionada pelo aumento da quantidade de ETH bloqueada na cadeia via staking (processo de manter uma cripto em uma blockchain para ajudar na segurança e ganhar recompensa).”

A Cumberland, empresa especializada em market making, diz que a atualização removerá US$ 40 milhões em vendas de mineradoras do mercado e levará a uma queda de 90% nas emissões anuais. Além disso, projeta-se que o rendimento anualizado de staking, ou bloqueio de moedas na rede, dobre para pelo menos 8% dos atuais 4%, um salto que provavelmente alimentará o staking e sugará uma quantidade considerável de ETH do mercado.

A mudança para PoS exigirá que os validadores bloqueiem um número mínimo de moedas na blockchain para validar transações em troca de recompensas. Sob os mecanismos PoW, os mineradores resolvem um problema computacional para verificar transações e tendem a liquidar as moedas recebidas como recompensas para financiar suas operações.

Trades focados na Merge

“Estamos experimentando uma backwardation (situação em que o preço futuro fica menor que o à vista) como resultado de investidores comprando ETH e operando vendidos em futuros de ETH para coletar criptos do airdrop (distribuição gratuita de tokens) do ‘ETH PoW’ (um possível fork, ou bifurcação da rede) esperado no momento da Fusão, essencialmente isolando o risco de preço do ETH para o dividendo “livre””, disse Katie, da Arca.

Alguns mineradores de Ethereum não ficaram contentes com a transição do Ethereum e propuseram dividir a blockchain principal da rede e continuar a atual cadeia PoW após a Merge. Se isso ocorrer, os detentores de ETH mudarão para a nova cadeia PoS de Ethereum e também receberão os tokens ETH PoW bifurcados gratuitamente.

A chance de obter ativos digitais gratuitos levou os traders a iniciar negociações de base que envolvem a compra de Ether no mercado à vista e a venda ou short de contratos futuros. Isso significa que eles estão posicionados para coletar quaisquer tokens gratuitos de uma possível divisão da cadeia, ignorando os riscos do preço do Ether.

“O mercado de futuros provavelmente entrará em contango à medida que os traders desfazem as posições vendidas após a Fusão”, disse Shiliang Tang, diretor de investimentos da empresa de investimentos em ativos digitais LedgerPrime.

Segundo relatório da Cumberland “essa anomalia de mercado [backwardation] não persistirá por muito tempo, especialmente se a Fusão for bem-sucedida e estimular um rali mais amplo”.

Prêmio deprimido

Alguns observadores dizem que a Fusão trará vendedores constantes para o mercado futuro. Portanto, embora os preços possam retornar ao contango, os prêmios podem permanecer deprimidos em relação ao Bitcoin (BTC).

De acordo com a Cumberland, o ETH em staking permanecerá bloqueado até que a comunidade analista uma proposta de melhoria que está no roadmap, mas ainda sem data para ser submetida à votação.

Até lá, quem tiver ETH em staking não poderá sacar as criptos e estará, portanto, exposto a quedas de preços. Nesse cenário, espera-se que eles vendam o ativo por meio de contratos futuros, mantendo os prêmios sob controle. A popularidade do staking depende dos rendimentos e, quanto maior o rendimento, mais forte será a demanda por staking.

“O ETH terá o rendimento de PoS ligado a ele após a Fusão e os stakers não conseguirão se desfazer as moedas por meses. Portanto, haverá demanda para vender futuros de ETH para se proteger”, disse Joshua Lim, chefe de derivativos da Genesis.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store