Coin News

Futuros de Bitcoin abrem distância recorde para mercado à vista: o que eles estão precificando?

24 Aug, 20223 min readBitcoin
Futuros de Bitcoin abrem distância recorde para mercado à vista: o que eles estão precificando?

Os contratos futuros do Bitcoin (BTC) negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME), um dos maiores mercados de derivativos do mundo, acaba de ser negociado com o maior desconto em relação aos preços à vista em pelo menos dois anos e meio. O movimento acontece após uma grande queda no mercado e logo antes do vencimento dos contratos de agosto.

A casa de análise Arcane Research monitora a diferença média entre os futuros de Bitcoin do mês seguinte na CME – os próximos a expirarem –, e o preço de mercado atual do próprio BTC para períodos de um mês.

Na segunda-feira (22), essa diferença mostrava os futuros do mês seguinte com desconto de 3,36% em relação ao valor do mercado à vista, o mais baixo registrado pelo banco de dados da empresa desde 1º de janeiro de 2020 – os futuros de Bitcoin da CME são negociados desde dezembro de 2017.

O percentual superou a maior diferença até então, de 2,39%, registrada em 21 de julho de 2021, que foi seguida por um short squeeze (quando há muitas posições vendidas em um ativo e este sofre uma alta repentina), de acordo com a Arcane.

Os futuros da CME têm sido negociados com desconto nos últimos dois meses, mas passaram por uma recuperação de curta duração no início do mês, quando houve uma leve retomada no mercado. No início de agosto, o Bitcoin atingiu brevemente o patamar dos US$ 25 mil, mas voltou a cair abaixo dos US$ 21 mil logo depois.

“Os descontos crescentes nos contratos do próximo mês podem ser explicados em parte por efeitos estruturais”, disse Vetle Lunde, analista da Arcane Research, em um relatório.

O relatório aponta que o ETF ProShares Bitcoin Strategy (BITO) começou a rolar seus contratos de agosto em contratos que expiram mais tarde, possivelmente causando pressão descendente nos contratos de curto prazo.

Operações de rolagem, principalmente em momentos de alta volatilidade do mercado, permitem operar com a diferenciação de preços e proteção ao capital.

Na segunda-feira (22), o ETF de Bitcoin rolou mais de 1mil contratos de agosto e rolará outros 3 mil até sexta-feira (26). Segundo a Arcane, em períodos anteriores, quando o fundo de índice rolava exposições, os contratos do mês seguinte tendiam a apresentar mais descontos em relação ao preço real do Bitcoin.

“Ainda assim, esses descontos extremos não apareceram durante os períodos anteriores de rolagem”, disse Lunde. “Eles podem ser um sintoma de piora da liquidez ou redução geral do risco, já que o S&P 500 e o Nasdaq 100 estão tendo um início de semana tumultuado, enquanto o índice de força do dólar avança para novas máximas”.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store