Coin News

Fusão do Ethereum é concluída com sucesso e se inicia uma nova era da criptomoeda; veja como foi “The Merge”

15 Sep, 20223 min readEthereum
Fusão do Ethereum é concluída com sucesso e se inicia uma nova era da criptomoeda; veja como foi “The Merge”

Exatamente às 03h42 (horário de Brasília) do dia 15 de setembro de 2022, foi concluída com sucesso a Fusão (Merge) do Ethereum, atualização que concretizou a troca de consenso da rede do modelo proof-of-work (PoW) para o proof-of-stake (PoS).

Neste horário, a variável Terminal Total Difficulty (TTD), que representa a soma da dificuldade de mineração de todos os blocos processos na rede proof-of-work, atingiu o número marcado para dar início à Fusão e o Ethereum oficialmente trocou de mecanismo de consenso.

Quando isso aconteceu, a camada de execução do Ethereum (a rede que usávamos até então) se uniu a camada de consenso Beacon Chain para começar a adicionar novos blocos através do modelo proof-of-stake. A partir desse momento, o Ethereum passou a desconsiderar qualquer bloco proposto por mineradores na rede proof-of-work.

A comunidade cripto ficou mais do que desperta para acompanhar de perto todas as etapas da atualização. Na transmissão oficial acompanhada por mais de 40 mil pessoas, a comemoração foi generalizada quando a imagem de um panda apareceu na tela, com a legenda “POS Activated”:

Após as comemorações, os desenvolvedores voltaram a ficar tensos já que os 12 minutos posteriores à Fusão seriam cruciais para determinar se a transição de consenso teria dado certo ou não.

Esse é o tempo que levou para que o primeiro bloco pós-fusão fosse finalizado — e ele foi com sucesso. Os desenvolvedores ficaram surpresos com o quão estável a rede ficou após a Fusão. Dos 100 primeiros blocos da rede pós-fusão, apenas um bloco foi perdido.

“O Merge foi muito bem-sucedido. A participação está bem alta, com mais de 95% de validadores em todas as épocas. Então já se pode afirmar que o Merge foi bem-sucedido na rede principal do Ethereum”, disse ao Portal do Bitcoin o analista de Research do MB, Rony Szuster, que acompanhava a Fusão ao vivo por volta das 4h da manhã.

Vitalik Buterin, cofundador e principal mente por trás do Ethereum, foi às 3h59 na conta oficial no Twitter confirmar para a comunidade o sucesso da atualização:

“E finalizamos! Feliz merge para todos. Este é um grande momento para o ecossistema Ethereum. Todos que ajudaram a fazer a fusão acontecer devem se sentir muito orgulhosos hoje”, escreveu.

And we finalized!Happy merge all. This is a big moment for the Ethereum ecosystem. Everyone who helped make the merge happen should feel very proud today.— vitalik.eth (@VitalikButerin) September 15, 2022

Com a mensagem final de Buterin, a comunidade cripto pode finalmente respirar aliviada.

*Essa matéria está em produção e será atualizada em breve.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store