Coin News

Fundador da Terra(Luna) admite culpa de colapso em primeira entrevista pública

16 Aug, 20224 min readOther
Fundador da Terra(Luna) admite culpa de colapso em primeira entrevista pública

O recente colapso da Luna foi um dos grandes golpes sofridos pelo criptomercado e que acabou sendo um dos causadores da recente queda de todo o setor. Enquanto até mesmos as autoridades financeiras, principalmente da Coreia, estão investigando o caso e os envolvidos, Do Kwon, o fundador do projeto vem tentando salvar um pouco da sua reputação, mas ao mesmo tempo reconhecendo que ele foi o principal responsável pelo que aconteceu.

Em um programa especial da Coinage sobre todo o caso, Do Kwon falou com Zack Guzman sobre os motivos para o fim da criptomoeda e para o prejuízo que acabou afetando milhares de investidores.

Entre as discussões sobre o caso, Do Kwon falou sobre a possibilidade de que possa ter acontecido algum tipo de sabotagem na companhia. Kwon não descartou a possibilidade de que um insider tenha feito com que a criptomoeda tenha entrado em colapso, mas, que no fim das contas, a culpa é dele.

“Se você está me perguntando se existia um espião na TerraForm Labs, a resposta é provavelmente sim. Se alguém tentou tirar vantagem de uma situação? A resposta é sim. Mas se essas oportunidades existiram, a culpa é de quem apresentou essas vulnerabilidades. Nesse caso, sou eu. Eu, e apenas eu, sou responsável por essas vulnerabilidades.”, disse Kwon.

Admission by Do Kwon been responsible for taking down #luna and #ust! — Crypt0Saiyan (@Crypt0Saiyan) August 15, 2022

Kwon admitiu que o momento da transferência dos fundos e a ausência dos principais executivos da Terra devido à um compromisso oficial programado eram informações privilegiadas e que poucas pessoas poderiam saber, o que acaba implicando que houve um trabalho interno para derrubar propositalmente o preço da criptomoeda e ruir toda a Terraform Labs.

Durante a reportagem, Kwon também foi questionado sobre por que a Luna falhou, como tudo acabou dando errado e por que os sistemas de segurança para impedir o colapso falharam.

Kwon disse que tudo aconteceu em um momento oportuno para o ataque e como a blockchain é transparente, foi fácil para muitos venderem a criptomoeda, fazendo o preço cair ainda mais.

“Quando os investidores anônimos atacaram [short] em 7 de maio, a pista da Anchor estava reduzida a apenas 45 dias antes de precisar de outra injeção de dinheiro. E como tudo isso estava acontecendo em uma blockchain transparente, qualquer um podia ver o fim da estrada surgindo no horizonte.”

Fraude

Do Kwon e a TerraForm Labs foram, e ainda são, acusados de terem aplicado uma fraude, prometendo manter uma stablecoin sem uma reserva direta para parear a UST, além de um retorno de 20% para os holders, algo que é bem incomum para projetos assim.

Enquanto Kwon afirma que ele nunca foi um golpista, muitos usaram uma parte da sua entrevista para afirmar que ele reconheceu que ele é sim um golpista. Durante a entrevista Guzman pede para Kwon descrever o que é uma fraude, e ele responde: “Se você sabia de algo que não era verdade, e então falou ser verdade por ganho pessoal, então é fraude.”

Alguns usuários do Twitter apontaram que Kwon mentiu sobre fatos da blockchain Luna por ganho pessoal, o que o tornaria uma fraude pela própria definição.

“Adorei essa parte da entrevista onde Do Kwon tenta descrever fraude de um jeito que não o condena, mas ele acaba seentregando mesmo assim.– Mentiu sobre o bailout de 2021– Mentiu sobre multisig da Luna– Mentiu sobre as curvas de saque da TerraForm”

Loved this part of that nothingburger "interview" where Do Kwon tries to describe fraud in a way that doesn't implicate him but ends up implicating himself anyway.• Lied about 2021 Jump bailout & Chai• Lied about LFG multisig• Lied about TFL Curve cashoutsNeed I go on… — FatMan (@FatManTerra) August 15, 2022

Kwon já era considerado o grande culpado por todo o problema da Luna e o seu colapso, tanto que muitos investidores da Coreia do Norte estão buscando justiça contra ele através de processos. Com isso, o seu mea culpa com certeza não ajuda em nada em sua reputação no momento.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store