Coin News

FIFA inaugura plataforma de NFTs com colecionáveis que trazem vídeos de momentos marcantes da história das copas

58 min ago4 min readNFT
FIFA inaugura plataforma de NFTs com colecionáveis que trazem vídeos de momentos marcantes da história das copas

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) inaugurou na quinta-feira, 22, uma nova era dos clássicos álbuns de figurinha, incorporando áudio, vídeo e colecionáveis digitais sob o formato de NFTs (tokens não fungíveis), ao lançar o primeiro lançamento da plataforma Fifa+ Collect.

O Genesis Drop já pode ser adquirido através da plataforma baseada na blockchain da Algorand (ALGO) FIFA+ Collect ao custo de US$ 4,99 (aproximadamente R$ 26, na cotação atual). O primeiro NFT oficial da FIFA está disponível aos colecionadores em 532.980 pacotes contendo momentos marcantes aleatórios de quase 100 anos de história da Copa do Mundo.

The FIFA+ Marketplace is live now! Start building your personal collection and be part of the richest and most authentic football legacy of all time. Enjoy the FIFA+ Collect experience. #fifa #fifaplus #fifapluscollect #algorand — FIFAPlusCollect (@FIFAPlusCollect) September 22, 2022

O FIFA+ Marketplace está disponível agora! Comece a construir sua coleção pessoal e faça parte do legado futebolístico mais rico e autêntico de todos os tempos. Aproveite a experiência FIFA+ Collect. #fifa #fifaplus #fifapluscollect #algorand

— FIFAPlusCollect (@FIFAPlusCollect)

Cada NFT contém três momentos históricos do futebol em vídeos que são selecionados aleatoriamente no momento do drop. Ou seja, somente após concluir a compra, os colecionadores saberão com quais lances foram contemplados. Cada um deles possui graus de raridade diferentes: icônicos, épicos, raros e comuns.

O segundo gol de Ronaldo na final da Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul de 2002, que garantiu o pentacampeonato à seleção brasileira, por exemplo, possui o mais alto grau de excelência e é qualificado como icônico.

Grandes momentos da Copa do Mundo feminina também estão incluídos na seleção do Genesis Drop, incluindo um dos gols de Marta na vitória de quatro a zero do Brasil sobre os EUA na edição de 2007 do evento, realizada na China.

Segundo o diretor de negócios da FIFA, Romy Gai, em comunicado compartilhado com a imprensa, os NFTs são ao mesmo tempo uma espécie de complemento e evolução dos tradicionais álbuns de figurinha, configurando-se como uma nova forma de interação com os fãs e a criação de comunidades em torno da paixão pelo futebol:

"Assim como recordações e figurinhas, esta é uma oportunidade acessível para os fãs de todo o mundo se envolverem com seus jogadores favoritos, momentos marcantes e muito mais em novas plataformas."

À medida que a 22ª edição do mais popular evento esportivo do planeta se aproxima, é de se esperar que os melhores momentos da Copa do Mundo do Catar sejam imediatamente convertidos em NFTs para comercialização através da nova plataforma.

FIFA e a Algorand

Os colecionadores podem comprar os pacotes do Genesis Drop usando cartões de crédito ou o USDC-a diretamente através da "MyWallet", uma carteira digital custodial cuja infraestrutura é fornecida pela Algorand. Todas as transações realizadas na plataforma do FIFA+ Collect serão processadas por meio da "MyWallet".

Em uma postagem no Twitter, a FIFA explicou que, apesar disso, os colecionadores do FIFA+ Collect "também terão a opção de mover seus NFTs para carteiras não custodiais suportadas pela Algorand.

A FIFA informou ainda que o mercado secundário dos NFTs do FIFA+ Collect não estará disponível imediatamente após o lançamento da plataforma, mas será inaugurado em breve, em data ainda a ser anunciada. Além disso, contas novas devem obedecer a um período de carência de 14 dias antes de serem liberadas para negociar NFTs no marketplace oficial do FIFA+ Collect.

Até o final da tarde desta sexta-feira, 23, 26.189 NFTs do total de do Genesis Drop haviam sido vendidos.

A parceria entre a FIFA e o blockchain Algorand foi anunciada em maio deste ano, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil na ocasião. Além de um contrato de patrocínio, o acordo previa que a Algorand iria contribuir com o desenvolvimento da “estratégia da FIFA para ativos digitais”, com foco em tokens não fungíveis.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store