Coin News

Executivo do Banco Nacional Suíço diz que reguladores podem favorecer stablecoins centralizadas após crise do Terra

27 Jun, 20222 min readRegulation
Executivo do Banco Nacional Suíço diz que reguladores podem favorecer stablecoins centralizadas após crise do Terra

O vice-chefe do Banco Nacional Suíço, Thomas Moser, conversou com o editor do Cointelegraph, Aaron Wood, e discutiu as tendências em andamento nas moedas digitais de banco central (CBDCs), stablecoins e regulamentações durante a recém-concluída Convenção Europeia Blockchain 2022.

Moser falou sobre a inovação e adoção de stablecoins privadas e os planos dos bancos centrais em relação aos lançamentos de CBDC, dizendo que ambas podem coexistir. Ele disse que a função das CBDCs seria muito básica e que os emissores privados de stablecoins poderiam adicionar serviços sobre elas para atender às necessidades dos clientes de varejo.

Quando perguntado sobre o recente colapso do TerraUSD (UST) do Terra e seu subsequente impacto nos regulamentos, Moser disse que poderia ter um impacto duradouro nos reguladores.

Ele acrescentou que os reguladores podem ser forçados a favorecer as stablecoins centralizadas sobre as descentralizadas, embora nem todas as stablecoins descentralizadas sejam como a UST. Ele disse:

“Meu medo é [...] que as pessoas joguem todas as moedas estáveis ​​descentralizadas no mesmo tipo de categoria, o que não é verdade, sabe, então há um perigo. Acho que essa regulamentação favorecerá as stablecoins centralizadas.”

Quando perguntado sobre os desenvolvimentos na frente das regulamentações, Moser deu a entender que pode levar tempo. Ele citou o exemplo das regulamentações da internet da década de 1990, onde os reguladores tiveram tempo para criar novas regras em vez de implementar as regulamentações telefônicas existentes.

Moser disse que, se os regulamentos financeiros atuais forem implementados na indústria de criptomoedas, o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) deixará de existir. Ele explicou:

“Se você apenas pegar o regulamento existente e colocá-lo em criptomoedas, o DeFi desaparecerá porque você só terá entidades centralizadas que você pode regular com o regulamento atual. Para o DeFi, onde não há uma entidade única a ser responsabilizada, que na verdade são apenas contratos inteligentes interagindo, você precisa de um tipo diferente de regulamentação.”

O banco central da Suíça está entre os poucos países selecionados que começaram os pilotos de suas CBDCs nacionais, realizando testes de CBDC por atacado em janeiro. Mais tarde naquele mês, o Banco Nacional Suíço publicou um relatório baseado em seus testes e sugeriu que os riscos superam os benefícios.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store