Coin News

Ex-Meta David Marcus, criador da Libra/Diem, lança startup focada em Bitcoin e Lightning Network

51 min ago3 min readBlockchain
Ex-Meta David Marcus, criador da Libra/Diem, lança startup focada em Bitcoin e Lightning Network

O ex-executivo da Meta (anteriormente Facebook), David Marcus, ficou conhecido no mercado cripto após liderar o projeto – fracassado – de criptomoeda da empresa de mídia social, o Diem (anteriormente Libra).

Agora, meses após o projeto definitivamente chegar ao fim, David Marcus anunciou que está fundando uma nova empresa de criptomoedas.

O executivo escreveu sobre a novidade em sua conta no Twitter na quinta-feira (12). Ele revelou que ele e uma equipe estão fundando a Lighthstpark, uma nova startup que alavancará o Bitcoin e a Lightning Network.

A Lightning Network é uma das mais antigas e proeminentes ideias na busca de solucionar a barreira da escalabilidade existente no Bitcoin. Em outras palavras, a rede viabiliza pagamentos instantâneos com a criptomoeda.

Junto ao anúncio, o ex-executivo do Meta teceu comentários sobre o momento econômico atual:

“As recessões são bons momentos para focar na construção e criação de valor com pessoas alinhadas à missão. Estamos empolgados em mergulhar no Lightning, aprender mais e trabalhar junto com a comunidade. Compartilharemos mais sobre nosso trabalho à medida que progredirmos!”

Lançamento da Lightspark focada em Bitcoin

De acordo com o TechCrunch, Marcus atuará como CEO da empresa. E, além de Marcus, a nova empresa também inclui outros ex-funcionários da Meta em cargos executivos.

Embora tenha revelado poucos detalhes sobre os planos da Lightspark, o executivo disse que a empresa “explorará, construirá e expandirá os recursos e a utilidade do Bitcoin”.

Além disso, informou que a startup criará uma equipe para “mergulhar mais fundo na Lightning Network”. Com base nisso, é possível que a Lighthstpark esteja envolvida com serviços de pagamentos com ativos digitais.

Marcus também revelou que a startup já iniciou sua primeira rodada de financiamento. Os líderes da rodada serão: a16z Crypto e Paradigm. Além delas, também participarão a Thrive Capital, Coatue, Felix Capital, Ribbit Capital, Matrix Partners e Zeev Ventures.

A Lightspark não indicou, no entanto, quanto planeja levantar no financiamento.

Trajetória de David Marcus

Como mencionado, Marcus foi um dos cocriadores do projeto Diem, tendo sido responsável também pela carteira digital Calibra (que virou Novi). Antes disso, ele atuou como presidente do PayPal.

Marcus ingressou no Facebook em 2014 como chefe do Messenger. Ele ajudou a introduzir os serviços de pagamento na plataforma.

Em 2018, ele se tornou o chefe das operações de blockchain do Facebook, quando iniciou a Libra e a carteira Calibra.

Finalmente, em 2020, Marcus tornou-se chefe do Facebook Financial. A última realização do executivo foi o lançamento da carteira Novi em outubro.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, no final do ano passado, o executivo anunciou que deixaria a Meta, após passar sete anos na empresa.

Em seguida, vários líderes da Diem também deixaram a Meta e foram para a a16z Crypto que, talvez não por coincidência, está financiando o novo projeto de Marcus.

Fim de Diem

Pouco tempo depois da saída de Marcus, a empresa descontinuou a iniciativa Diem. Agora o projeto está tentando renascer com outra equipe e um novo nome: Aptos.

A Diem foi vendida ao Silvergate Bank em um acordo de US$ 200 milhões pouco antes disso.

Enquanto isso, a empresa controladora do Facebook agora se concentra na integração de NFTs no Instagram e ao metaverso.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store