Coin News

EUA avançam em projeto de dólar digital

16 Sep, 20223 min readOther
EUA avançam em projeto de dólar digital

O governo de Joe Biden está finalmente avançando em seu projeto de lançar uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês), no caso, um dólar digital. Para o governo, uma versão digital do dólar vai ajudar a reforçar o papel dos EUA como líder no sistema financeiro global.

No fim desta semana, o governo emitiu uma série de relatórios e entre eles está um que versa sobre o dólar digital. De acordo com o documento, um grupo de trabalho interagências vai se reunir de forma regular para apoiar a pesquisa em andamento do Federal Reserve (Fed) sobre uma CBDC dos EUA.

Além disso, o grupo terá que preparar o restante do governo federal se ou quando o Fed decidir criar a versão digital do dólar.

Tesouro recomenda lançamento de um dólar digital

Conforme noticiou a Associated Press, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que o gabinete recomenda que os EUA lancem a CDBC. Segundo ela, deve-se avançar com “a política e o trabalho técnico em uma potencial moeda digital do banco central, ou CBDC”. A ideia, de acordo com Yellen, é que os EUA estejam preparados se a CBDC for de interesse nacional.

“No momento, alguns aspectos do nosso sistema de pagamento atual são muito lentos ou muito caros”, disse Yellen na quinta-feira a repórteres apresentando algumas das descobertas dos relatórios.

Um alto funcionário do governo, que não foi identificado, explicou que os EUA queriam estar em posição de emitir uma CBDC se o Fed decidir que é do interesse do país criar uma. No caso dos EUA, a CBDC seria um passivo direto do Federal Reserve, não de um banco comercial.

O Tesouro, o Departamento de Justiça do país; o Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor; a SEC e outras agências foram incumbidas de contribuir para relatórios que abordassem riscos, o desenvolvimento e uso de ativos digitais no país.

EUA atrasados nos planos de lançar CBDC

Sobre a CBDC, em particular, o conselho dos EUA descobriu que o país está muito atrasado ​​na criação de um dólar digital. Isso porque estima-se que cerca de 90% dos países do mundo já estejam estudando o lançamento de uma CBDC. A China, por exemplo, já está bem avançada nesse sentido, testando sua moeda digital há meses.

As Bahamas, por sua vez, já lançaram sua moeda digital, o Sand Dollar, em 2020. O Brasil também está avançando com o real digital e promete lançá-lo em 2024.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store