Coin News

Equipe da Cosmos corrige falha que poderia ter causado grande ataque

14 Oct, 20223 min readOther
Equipe da Cosmos corrige falha que poderia ter causado grande ataque

Outubro transformou-se no mês dos ataques hackers a criptomoedas. De fato, nada menos que quatro protocolos sofreram ataques somente na terça-feira (11). Mas algumas redes decidiram não esperar e começaram a realizar auditorias e correções em seus códigos.

Foi o caso da Cosmos (ATOM), cuja equipe de segurança vem realizando extensas auditorias como medida de proteção. E de acordo com a equipe, uma dessas auditorias descobriu uma falha com potencial para causar um grande ataque contra a rede.

Quem descobriu a falha foi Ethan Buchman, cofundador da rede Comunicação Inter-blockchain (IBC, na sigla em inglês). Em seguida Buchman publicou a descoberta no fórum Cosmos Network, o que chamou a atenção dos desenvolvedores.

Como resultado, a equipe da Cosmos trabalhou com afinco durante a semana e conseguiu desenvolver uma correção para o problema. A equipe vai divulgar o patch com a correção nesta sexta-feira (14).

Vulnerabilidade afeta todas as cadeias IBC

Depois dos ataques hackers contra a BNB Chain e outras redes, os desenvolvedores da Cosmos e da Osmosis realizaram uma auditoria. Nesta auditoria, descobriu-se a falha, que não foi utilizada por nenhum hacker, mas teria potencial para causar grandes prejuízos.

No entanto, vale a pena notar que a falha da Cosmos não tem nenhuma relação com o que ocorreu na BNB. Buchman confirmou que a falha também não está relacionada ao bug descoberto recentemente pela Verichain.

Por fim, Buchman também afirmou que o bug descoberto pela Verichain não afeta as cadeias IBC e que uma correção já estava em andamento.

De acordo com a postagem no blog, a equipe da Cosmos já se comunicou com os desenvolvedores dos principais projetos do IBC. Nesta comunicação, a equipe garantiu que vai instalar um patch antes que a notícia chegue aos ouvidos errados. Ou seja, antes que hackers possam se aproveitar da vulnerabilidade

“Já tomamos medidas para garantir a correção de todas as principais redes públicas habilitadas para IBC. Dada a gravidade, trabalhamos incansavelmente com as principais equipes de desenvolvimento e validadores em todo o ecossistema para disponibilizar o patch de forma privada”.

Equipe faz atualização da rede

De acordo com os desenvolvedores, o novo patch está pronto e chegará aos membros da Cosmos nesta sexta- feira às 11h (horário de Brasília). Com isso, os desenvolvedores de projetos menores executados na Cosmos poderão atualizar suas redes.

Para aplicar o patch, no entanto, os desenvolvedores disseram que terão que interromper o funcionamento da rede da Cosmos. Os membros da rede também irão votar para implementar a atualização, que precisa de um terço dos votos.

No entanto, a equipe disse que recomenda um mínimo de dois terços dos votos, o que não deve ser um problema para alcançar. Considerando que é uma votação para corrigir uma vulnerabilidade crítica, grande parte dos membros deverá votar.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store