Coin News

Entenda como a tokenização está mudando a forma como as pessoas investem

14 Aug, 20224 min readBitcoin
Entenda como a tokenização está mudando a forma como as pessoas investem

Você pode até pensar que, por cada vez mais pessoas estarem falando de criptoativos, eles são uma novidade recente. Mas, na verdade, os primeiros passos foram dados lá em 2008, quando Satoshi Nakamoto lançou o white paper do Bitcoin. Será que, naquela época, ele imaginaria que seria a verdadeira revolução do mercado acontecendo?

Desde aquele ano, a tecnologia Blockchain vem transformando a forma como enxergamos diversos setores da economia, permitindo a inovação nos mais variados projetos. O que mais se destaca a cada dia é o da tokenização. Os tokens, junto às criptomoedas, estão constantemente transformando o mercado e a forma como lidamos com nosso capital.

Os tokens como uma forma de solucionar problemas do mercado tradicional

Vou ser ousado e dizer que a tokenização está mudando para sempre a forma como as pessoas investem seu capital em ativos de diversos setores econômicos. É só pensar no modelo tradicional em que o mercado financeiro opera e em maneiras antigas de fazer investimentos.

Os primeiros ativos que devem vir à sua mente são aqueles mais tradicionais, como as ações, investimentos imobiliários, projetos de construção de prédios, recebíveis e muitos outros, certo?

Entretanto, a operacionalização desses ativos é bastante complexa quando paramos para pensar em sistemas de registro, compensação, liquidação e custódia. E, em um mundo atual, com a grande velocidade em que a informação é trocada, é essencial que esses processos sejam acelerados e com toda a segurança garantida.

Uma vez que o sistema esteja modernizado, temos mais agilidade e segurança em todos os processos. E é assim que a tokenização, através da tecnologia Blockchain, chega para transformar o mercado!

Além disso, um grande problema do mercado tradicional que os tokens resolvem é a falta de democratização em investimentos!

Como os tokens democratizam os investimentos?

Falei acima sobre a democratização dos investimentos. Atualmente, ainda é algo que representa uma barreira para pessoas com pouco capital, mesmo com a popularização cada vez maior dos criptoativos. Isso ocorre porque alguns tipos de investimentos só são acessíveis para poucas pessoas, que contam com grandes quantias de dinheiro ou patrimônios.

Os tokens — e o processo de tokenização em si — vêm para eliminar a necessidade de intermediários que oferecem aos investidores os tipos de investimentos. Assim, são geradas mais oportunidades para que qualquer pessoa possa investir, sem precisar de grandes quantidades de dinheiro para isso.

É importante levar em conta que a tecnologia Blockchain é o registro de transações de forma descentralizada em blocos e de forma sequenciada e que os tokens representam os direitos digitais de ativos reais registrados no Blockchain. Assim, a tokenização traz segurança e velocidade a todo o processo com uma transparência jamais imaginada. Isso tudo permite uma redução de custos enorme!

Se pensarmos em processos, como a custódia, controles, liquidação, compensação e todos os registros das transações, por exemplo, todos eles podem ser processados por computadores descentralizados utilizando algoritmos matemáticos e criptografias, no mesmo instante, sem interferência humana e intermediários.

A única intervenção é a do proprietário do token, que é o responsável pelas assinaturas digitais de acesso para movimentar seus tokens!

A tokenização não é apenas uma mudança operacional

As transformações que os tokens trazem para o mercado vão muito além das mudanças operacionais, como a otimização de processos e a redução de custos. Ela pode até mesmo representar uma mudança comportamental por parte das pessoas envolvidas no mundo dos investimentos.

A tokenização permite que o investidor possa ter a custódia dos ativos e o controle sobre seu próprio capital, sem a necessidade de confiar em outras pessoas e instituições além dele mesmo.

Hoje em dia, para que você possa realizar bons investimentos, não precisa ter um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, com os tokens, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos.

Essa é a principal transformação que a tokenização traz: democratizar os investimentos, trazer transparência para as transações e agilidade para os processos!

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store