Coin News

Empresa de marketing dos EUA censura envio de notícias sobre criptomoedas

12 Aug, 20226 min readBitcoin
Empresa de marketing dos EUA censura envio de notícias sobre criptomoedas

A plataforma de e-mails de marketing Mailchimp está suspendendo contas de criadores e grupos de mídia relacionados a criptomoedas esta semana nos EUA.

A lista de clientes afetados inclui a carteira de criptomoedas de autocustódia Edge, a empresa de inteligência cripto Messari e o Decrypt, que usam o Mailchimp para enviar suas newsletters há mais de quatro anos.

“Obrigado por remover umas das maiores marcas do [mundo] cripto nas últimas 48 horas”, tuitou o fundador da Messari, Ryan Selkis, ao Mailchimp na quarta-feira (10). “Você está provando nosso argumento. O Mailchimp — e todos os censuradores de discurso — devem ser destruídos.”

Bom, o Mailchimp suspendeu a conta de e-mail da Messari por motivo nenhum.

[Que a Web2 seja destruída.]

well @Mailchimp has suspended the Messari email account for no reason.web2 delenda est.— Ryan Selkis (@twobitidiot) August 10, 2022

O líder de marketing da Messari, Jared Ronis, acrescentou: “Não apenas houve alerta algum, como também não podemos acessar nossas listas de assinantes. Se a gestão de clientes cripto do Mailchimp é caótico desse jeito, fico arrepiado em pensar em como deve ser a repressão para pessoas realmente nefastas”. (Isso também aconteceu com o Decrypt: Não houve alerta nem explicação sobre a violação.)

Uma série de proibições recentes

Houve diversos relatos no CriptoTwitter sobre a suspensão de contas no Mailchimp nas duas últimas semanas.

Os problemas do Edge começaram na segunda-feira (8) quando a empresa estava se preparando para lançar sua newsletter bissemanal. Quando Joelly Garcia, gerente de comunidade, tentou entrar na conta, apareceu um aviso de “conta desativada”.

O CEO da Edge Wallet, Paul Puey, acredita que o problema é com o “bom e tradicional e-mail” e que ele ainda não foi integrado à Web3.

“Embora a Web3 esteja realizando diversas tentativas em encontrar outras formas de se comunicar com as pessoas, se você está tentando utilizar o e-mail, você está preso a plataformas com o Mailchimp”, disse ele ao Decrypt via ligação telefônica.

No dia 1º de agosto, a artista de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) Ocarina tuitou que sua conta no Mailchimp foi suspensa quando tentou enviar um comunicado sobre o futuro lançamento de um NFT.

Ocarina recebeu mais explicações do que outras pessoas: “Porque o conteúdo relacionado à sua indústria entra em conflito com nossa Política de Uso Aceitável”.

Lol, @Mailchimp suspended my new account to tell you all about drops because ” because the content associated with your industry conflicts with our Acceptable Use Policy” – so, Twitter it is. Sorry :/ — Ocarina (@ocarinalrc) August 1, 2022

Jesse Friedland, fundador da coleção NFT Cryptoon Goonz, tuitou que foi banido no dia 5 de agosto. “Aparentemente, existe muito ‘risco’ ao atender empresas envolvidas com cripto, apesar de [nos] aplicarmos como uma marca de vestuário. [Isso é] extremamente decepcionante.”

Friedland compartilhou uma captura de tela do e-mail recebido pelo Mailchimp, alertando: “Não podemos permitir que empresas envolvidas na venda, transação, negociação, conversão, armazenamento, marketing ou produção de criptomoedas, moedas virtuais e qualquer ativo digital”.

Banned by Mailchimp today.Apparently there’s too much “risk” servicing companies involved in crypto. Despite applying as an Apparel brand.Extremely disappointing. — Jesse “” Friedland (@JesseFriedland) August 5, 2022

E Greg Osuri, fundador da rede ponto a ponto Akash Network, tuitou que também foi banido.

Quando perguntado se acredita que a decisão da Mailchimp em suspender as contas na última semana tem relação com as sanções implementadas ao Tornado Cash, Puey, o CEO da Edge Wallet, afirmou que cogitou essa possibilidade por conta do momento. Mesmo assim, ele não acredita que exista correlação.

“É uma comunicação simples e básica via e-mail, algo que centenas de empresas utilizam, sem envolvimento com atividades ilícitas”, explicou ele. “O e-mail é 100% limpo, completamente transparente — é a comunicação mais pública que você poderia decidir usar.”

Puey acredita que o culpado pode ser algum grande executivo do Mailchimp que não gosta de cripto.

“Acredito que seja [algo] bastante imediatista”, afirmou.

Um histórico de orientações anticripto

Apesar de o Mailchimp não ter respondido às solicitações do Decrypt esta semana, o Mailchimp é conhecido por ter suspendido contas de publicações há alguns anos, incluindo Blockworks e ShapeShift.

Em 2018, a empresa respondeu a uma reclamação similar no Twitter: “Informações relacionadas a criptomoedas não são necessariamente proibidas.

Podem ser enviadas contanto que o remetente não esteja envolvido na produção, venda, conversão, armazenamento ou marketing de criptomoedas”.

Cryptocurrency-related information isn’t necessarily prohibited. It can be sent as long as the sender isn’t involved in the production, sale, exchange, storage, or marketing of cryptocurrencies. Our Acceptable Use Policy goes into more detail: — Mailchimp (@Mailchimp) March 29, 2018

Na seção “Conteúdos Proibidos”, as Políticas de Uso Aceitável listam “Criptomoedas, moedas virtuais e qualquer ativo digital relacionado a uma Oferta Inicial de Moeda”, afirmando que “não permitimos empresas que oferecem esses tipos de serviços, produtos ou conteúdos”.

O Mailchimp foi adquirido pela gigante empresa de serviços financeiros Intuit em 2021. O serviço foi comprometido por um “informante” em abril, e usuários de carteiras de hardware Trezor foram vítimas de uma campanha de phishing.

Usuários afetados abriram um processo coletivo contra a Intuit.

“Qual fornecedor de e-mail vai permitir que eu envie meu conteúdo sobre NFTs à minha comunidade? O Mailchimp acabou de me bloquear”, tuitou o promotor NFT Olumide Gbenro no fim de julho.

Which email provider will let me send out NFT content to my community? Mailchimp just blocked me smh #emailmarketing #nftmarketing— Olumide.ETH | NFT Advisor (@Olumide_Gbenro) July 29, 2022

O Mailchimp não é o único “anticripto”. Constant Contact, uma das maiores plataformas de e-mails de marketing, também lista criptomoedas em suas Políticas de Conteúdo Proibido.

Usuários frustrados com o Mailchimp agora buscam por outros serviços que estão felizes em hospedar conteúdos relacionados a cripto.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store