Coin News

Empresa faz alerta sobre centralização de nodes do Ethereum

28 Aug, 20223 min readEthereum
Empresa faz alerta sobre centralização de nodes do Ethereum

A fornecedora de serviços em nuvem Hetzner disse que seus produtos não foram feitos para usuários de criptomoedas — apesar de hospedar 10% de todos os nós (nodes) da rede Ethereum.

Em uma publicação do Reddit esta semana, a empresa afirmou que mesmo a operação de apenas um nó é uma “violação”. Um nó é um computador que, junto com outros nós, alimenta uma rede descentralizada, como o Bitcoin ou Ethereum.

Nós são necessários para executar software que possa verificar blocos e dados de transações e manter uma rede funcionando.

O ether (ETH) é a segunda maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado. Já que o Ethereum é uma blockchain descentralizada, qualquer um pode configurar um nó para contribuir e participar da manutenção da rede.

Muitos participantes da rede Ethereum utilizam fornecedores de computação em nuvem para hospedar seus nós. Segundo dados do site Ethernodes.org, quase 62% de todos os nós da rede Ethereum são operados via serviços de hospedagem, como Amazon.

Dentre esses nós hospedados, 14% utilizam a Hetzner, ou seja, a empresa alemã atualmente hospeda 10% dos nós do Ethereum.

Descentralização do Ethereum

O debate ressurgiu na sexta-feira (26) quando a cofundadora da W3bcloud, Maggie Love, lamentou esse fato via Twitter.

Love sugeriu que o Ethereum não tinha uma descentralização adequada porque depende bastante de serviços em nuvem, como a Amazon que, por si só, representa 50% de todos os nós hospedados do Ethereum.

O tuíte também mencionava a Hetzner, e a empresa respondeu com um link para uma publicação no Reddit, afirmando que clientes que estão usando o Ethereum “deveriam ler”.

I know this is off topic, but if there are Hetzner customers who are using Ethereum, they should please read this: –Katie— Hetzner (@Hetzner_Online) August 26, 2022

Na publicação, a empresa alegava que seu serviço realmente não deveria estar sendo usado para coisas relacionadas a cripto, incluindo Ethereum. “Usar nossos produtos para qualquer aplicação relacionada à mineração, mesmo que remotamente relacionada, não é permitido”, afirmou.

wow @Hetzner_Online says that running any #ethereum miners or PoS validators on their cloud infrastructure is a violation of their terms of service. hetzner currently accounts for ~15% of hosted ethereum nodes (not necessarily beacon chain validating nodes)— Alex Thorn (@intangiblecoins) August 26, 2022

“Isso inclui o Ethereum. Inclui proof of stake, proof of work e aplicações relacionadas. Inclui negociação. Vale para todos os nossos produtos, exceto colocação [hospedagem de equipamentos de hardware].”

A Hetzner acrescentou: “Estamos cientes de que existem muitos usuários do Ethereum atualmente na Hetzner e estamos discutindo internamente como podemos abordar melhor essa questão”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store