Coin News

Elogios, cutucadas, análises… o que as celebridades do mundo cripto estão falando sobre a Fusão

15 Sep, 20225 min readBitcoin
Elogios, cutucadas, análises… o que as celebridades do mundo cripto estão falando sobre a Fusão

A Fusão (Merge) do Ethereum, transição do sistema de consenso proof-of-work (PoW) para o método proof-of-stake (PoS) ocorreu com sucesso na madrugada desta quinta-feira (15). Trata-se de um dos eventos mais importantes da história das criptomoedas.

Como não poderia deixar de ser, o Twitter foi o espaço para que os principais nomes do mercado opinassem sobre essa nova etapa da rede que gera a segunda criptomoeda do planeta em valor de mercado.

O tema já rendeu assunto hoje para o criador do Etehreum, Vitalik Buterin; para o chefão da corretora Binance, Changpeng “CZ” Zhao, além de Jack Dorsey (ex-CEO do Twitter), Michael Saylor (maximalista do Bitcoin e membro do conselho da MicroStrategy) e Charles Hoskinson (líder da Cardano).

Quem ainda ficou de fora foi o bilionário Elon Musk, o mais famoso adepto das criptomoedas, que depois de um divórcio com o Bitcoin parece ter olhos apenas para a Dogecoin.

Vitalik Buterin

Vitalik Buterin, o criador da blockchain, comemorou de forma até moderada. Inicialmente, anunciou o feito a agradeceu a todos os envolvidos: “E nós terminamos! Feliz fusão para todos. Esse é um grande momento para o ecossistema Ethereum. Todos que ajudaram a fusão acontecer devem se sentir muito orgulhosos hoje”.

And we finalized!Happy merge all. This is a big moment for the Ethereum ecosystem. Everyone who helped make the merge happen should feel very proud today.— vitalik.eth (@VitalikButerin) September 15, 2022

Pouco depois, Buterin compartilhou um tuíte do desenvolvedor Martin Köppelmann sobre o desempenho da rede após a transição.

Köppelmann disse em sua mensagem que de um total de cem blocos até aquele momento, apenas um havia sido perdido.

O criador da Ethereum comentou: “Um corolário disso é a melhor performance do EIP 1669 (porque menos blocos esbarram contra o limite de 2x). Até agora, a porcentagem de blocos inteiros caiu de aproximadamente 20% para 10%”.

One important corollary of this is better EIP 1559 performance (because fewer blocks bump up against the 2x limit). So far, the percentage of full blocks has dropped from ~20% to ~10%. — vitalik.eth (@VitalikButerin) September 15, 2022

Chanpeng “CZ” Zhao

CEO da Binance, Chanpeng “CZ” Zhao inicialmente deu uma cutucada no processo: “Aparentemente leva um bom tempo para uma Fusão”.

Apparently, it takes a long time to merge. — CZ Binance (@cz_binance) September 14, 2022

Quando o processo terminou e foi bem sucedido, CZ elogiou forma econômica: “Fusão atingida. POS [Proof of Stake] ativada. Nós todos ainda estamos aqui”.

Merge successful. POS activated.We are all still here.— CZ Binance (@cz_binance) September 15, 2022

Michael Saylor

Michael Saylor, ex-CEO da MicroStrategy e um dos mais notórios maximalistas de Bitcoin, foi seco: “Não existe alternativa ao Bitcoin”.

There is no alternative to #Bitcoin.— Michael Saylor (@saylor) September 15, 2022

Charles Hoskinson

Dos grandes nome do mundo cripto, quem mais falou sobre o Merge (Fusão, na tradução do inglês) foi Charles Hoskinson, que foi um dos desenvolvedores iniciais da Ethereum e que depois criou a Cardano.

Hoskinson tem uma perspectiva diferente: a blockchain que criou e que originou a Cardano já funciona no sistema de Proof of Stake.

Começou na defensiva: “Agora começa a era na qual todos assumem que todo Proof of Stake funciona como o sistema da Ethereum de Proof of Stake. Os maximalistas irão atacar Cardano e classificar todos os problemas da Ethereum como nossos. Obrigado Jack”.

O criador da Cardano cita Jack Dorsey, criador do Twitter, que compartilhou um artigo sobre como os maximalistas de Bitcoin devems e preparar para uma guerra da narrativas que virá (basicamente sobre o gasto energético do sistema Proof fo Work, usado pelo BTC).

Now begins the Era of everyone assuming that all Proof of Stake works like Ethereum’s Proof of Stake. The maxis will attack Cardano for slashing and label all the ethereum problems as ours. Thanks Jack — Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) September 15, 2022

Mas logo depois Hoskinson fez um vídeo extramemente elogioso sobre o feito, parabenizando Buterin e os outros desenvolvedores, ressaltando o impacto ambiental positivo e classificando a operação como uma “tour de force” de mentes inteligentes.

“É um evento histórico que está acontecendo. E é muito merecido pela comunidade da Ethereum. Esse é um ecossistema muito tribal e de tempos em tempos nós competimos e dizemos algumas coisas, mas de vez em quando você tem que parar um momento e reconhecer que as pessoas fizeram um bom trabalho”, afirmou.

“O que presenciamos é provavelmente uma das coisas mais difíceis já feitas no mundo cripto. Muitas pessoas comparam com trocar os pneus de um carro com ele andando. Eu diria que é trocar de motor”, completa.

Merge Day — Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) September 15, 2022

Mas Hoskinson ainda fez questão de marcar território como autoridade no novo sistema de validação de blocos: “E agora começa uma longa estrada. Bem-vindos Etehreum ao mundo do Proof of Stake”.

And thus begins the long roadmap ahead. Welcome to the Proof of Stake world Ethereum. — Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) September 15, 2022

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store