Coin News

Economista Sincero alerta sobre promessas de novas criptomoedas

25 Oct, 20223 min readOther
Economista Sincero alerta sobre promessas de novas criptomoedas

Em recente participação no podcast Jimmycast, Charles Mendlowicz, mais conhecido como Economista Sincero, explicou a diferença entre projetos criados por startups convencionais e por novas criptomoedas.

Segundo Mendlowicz, o setor de criptomoedas está tomado por promessas, mas nenhum produto em si. Em outras palavras, empreendedores estão arrecadando milhões apenas com um site e projeções fora da realidade.

Outro ponto destacado pelo economista é o grande número de criptomoedas no mercado, mas que quase nenhuma possui um uso real. Ou seja, os riscos são muito altos e muitas pessoas ignoram isso.

Muitas promessas, nenhum uso

Sobre startups, o Economista Sincero comenta que pessoas se unem para criar um aplicativo e então saem em busca de investidores, mas são recebidos com um grande não, precisando mostrar trabalho antes de receber algum investimento.

“O cara fala ‘f**a-se, arruma cliente, começa a ganhar uma grana e aí você volta aqui’.”

Em relação às criptomoedas, Mendlowicz aponta que o processo “é o oposto”. Ou seja, muitos projetos arrecadam milhões sem ter um produto, mas sim apenas um site cheio de promessas.

“Em fevereiro de 2023 a gente vai estar em todos os tipos de celulares, em agosto de 2023, nós seremos o maior player do mercado de logística. Em fevereiro de 2025, se tudo der certo, estaremos em 173 países”, satiriza Mendlowicz sobre as promessas destes projetos criptos.

“O pessoal fala “ca**lho”… Só que é um site, cara. Ai eles conseguem fazer um ICO e captam 50 milhões de dólares.”

Seguindo, comenta que tal montante seria o suficiente para aposentar todos envolvidos na criação da ideia. Ou seja, é provável que a ideia nunca seja realizada e que os investidores fiquem no prejuízo.

Apenas neste ano de 2022, um estudo aponta que mais de 12.000 criptomoedas viraram zumbis, ou seja, existem, mas estão mortas. Além disso, outras 50.000 estão no mesmo caminho, sendo provável que boa parte delas se enquadre na descrição acima feita por Mendlowicz.

Mais de 20.000 criptomoedas no mercado

Em outro trecho, o Economista Sincero comenta sobre o grande número de projetos no mercado. Usando o site CoinMarketCap como base, que não reúne todas, cita que existem mais de 20.000 criptomoedas.

“O que você fez essa semana que demandou criptomoeda? Nada. Ou seja, ainda não é utilizada na economia real.”

Finalizando, Mendlowicz comenta que diversas criptomoedas surgem prometendo revolucionar algum setor durante momentos de otimismo do mercado e algumas pessoas colocam todas suas economias ali, ignorando a volatilidade e outros riscos deste mercado.

Por fim, excluindo o Bitcoin, hoje a indústria de criptomoedas está avaliada em 3 trilhões de reais, mas muitos destes projetos nem sequer possuem um produto, uso ou demanda real. Portanto, é necessário tomar cuidado com as promessas.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store