Coin News

Dona da MetaMask, ConsenSys deixa testes do real digital

14 Oct, 20223 min readOther
Dona da MetaMask, ConsenSys deixa testes do real digital

A ConsenSys, empresa dona da famosa carteira MetaMask, deixou o projeto do Banco Central do Brasil para criação do Real digital que, desde março de 2022, vinha sendo construído em parceria com a Visa e Microsoft.

Na ocasião, o Banco Central escolheu a Aave e mais 8 empresas para desenvolver o real digital, dentre elas a ConsenSys.

A Visa do Brasil, Microsoft e ConsenSys entraram com uma proposta de solução DeFi ligada ao financiamento de pequenas e médias empresas que poderia ser realizado de forma mais fácil do que é praticado hoje.

O foco do BCB é criar uma moeda digital (CBDC) que pode ter itens em blockchain, mas como o projeto ainda está em fase de testes, não está garantido o uso da tecnologia como base.

ConsenSys pode ter saído do projeto para criação do Real digital

O Real Digital ainda é um sonho do Banco Central do Brasil, que estuda uma forma de lançar inovações no sistema financeiro brasileiro que permita ao país ter o que há de mais moderno no mundo.

Para isso, ter uma moeda em formato digital daria para a autarquia uma possibilidade de reduzir custos com a emissão da moeda em espécie, assim como maior controle da política monetária. A relação com os bancos também mudariam, ainda que estes manteriam seu poder no sistema digital, com autonomia para criar inclusive suas próprias stablecoins.

A ConsenSys saiu do projeto do Lift Challenge, que tem até fevereiro de 2023 para apresentar novos casos de uso para o Real digital.

Com essa saída, caberá a Visa Brasil e Microsoft finalizar a entrega desse produto. A saída da ConsenSys não foi divulgada nas redes sociais da empresa, considerada a principal fabricante de softwares do ecossistema Ethereum e dona da MetaMask.

Chama atenção que no início de setembro de 2022, o Real digital começou a executar os projetos e não está claro assim o que motivou a saída da empresa.

A MetaMask, principal aplicação da ConsenSys, começou a aceitar PIX nos últimos meses, solução que é um meio de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central do Brasil.

Além disso, algumas vagas de emprego da ConsenSys foram divulgadas no Brasil. Com a saída do projeto do Real digital, não está claro se os planos da empresa no país estão sendo diminuídos, visto que o mercado de criptomoedas passa por uma fase de quedas.

O que disse o Banco Central do Brasil?

O Livecoins entrou em contato com o Banco Central do Brasil, que informou que a ConsenSys não participa das reuniões na fase de desenvolvimento, mas que sua tecnologia seria utilizada.

“A Visa do Brasil apresentou inscrição do LIFT Challenge em parceria com a Consensys e a Microsoft. No início dos trabalhos, o BC foi informado de que a tecnologia provida pela ConsenSys continuaria a ser utilizada, mas que a empresa não participaria das reuniões da fase de desenvolvimento do modelo de negócios.O LIFT Challenge é uma etapa de definição de casos de uso para o Real Digital, onde a plataforma tecnológica é um elemento de suporte. Considerando esse foco, a escolha da infraestrutura tecnológica cabe ao participante.”

Procurada, a ConsenSys não retornou até o fechamento da matéria e o espaço segue em aberto para manifestações.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store