Coin News

"DAOs vão mudar tudo na sociedade", não perca essa onda, diz especialista

2 h ago3 min readEthereum
"DAOs vão mudar tudo na sociedade", não perca essa onda, diz especialista

De todos os momentos mais memoráveis ​​do boom de 2021 no espaço de criptoativos, um deles foi uma campanha comunitária para adquirir uma cópia física da Constituição dos EUA. “ConstitutionDAO”, como a iniciativa foi apelidada, arrecadou mais de US$ 45 milhões em uma campanha de crowdfunding na Ethereum (ETH).

No entanto o valor arrecadado não foi sufiente para comprar a obra que teve outro vencedor durante um leilão da Sotheby's. Porém, a história que ganhou as manchetes destacou uma das inovações mais promissoras no ecossistema de criptoativos: Organizações Autônomas Descentralizadas.

Mel Gelderman, CEO da token.com, destaca que nos últimos anos, a rápida adoção da rede Ethereum levou ao surgimento de várias organizações autônomas descentralizadas promissoras (também conhecidas como DAOs) como a ConstitutionDAOs.

Ele aponta que DAOs são comunidades descentralizadas que se reúnem na Internet em torno de um conjunto central de valores, e suas regras são imutavelmente incorporadas em código no blockchain. Isso significa que os DAOs podem oferecer um grau mais alto de transparência em relação às organizações tradicionais, como empresas.

"Os DAOs normalmente usam tokens para representar a associação, e esses tokens podem ser usados ​​para votar nas principais decisões relacionadas à organização. Em muitos casos, os membros podem receber pagamentos simbólicos por contribuições que fazem ao DAO. Os primeiros exemplos de DAOs bem-sucedidos decolaram no ecossistema financeiro descentralizado da Ethereum, com os detentores de tokens votando sobre como os protocolos deveriam evoluir", aponta.

Não perca a onda das DAOs

No entanto, ele afiram que durante o ultimo bull market os DAOs se formaram em torno de todos os tipos de interesses e causas.

"Alguns dos meus favoritos pessoais incluem o SquiggleDAO, cuja associação é composta apenas por detentores do Chromie Squiggle NFT, e o BlockbusterDAO, que é uma tentativa de reformular a franquia Blockbuster", afirma.

Segundo ele, à medida que o ecossistema de tokens evolui, as pessoas formarão DAOs de acordo com seus interesses.

"Nos aproximaremos de um mundo onde existem milhões de tokens. Na verdade, a grande promessa do espaço DAO foi fundamental para o desenvolvimento do token.com, e é por isso que selecionamos 'os DAOs do futuro', incluindo Aave, Ethereum Name Service entre outros", afirma.

Gelderman afirma ainda que quando começamos a pensar em incentivos tokenizados, podemos ver rapidamente que os DAOs se tornarão mais poderosos do que se reunir para comprar transcrições antigas ou unir fãs de arte.

Segundo ele, não é impossível que os DAOs possam derrubar completamente o espaço de crowdfunding com uma alternativa mais aberta. Alémd isso ele destaca que a maioria das pessoas trabalha para empresas hoje, mas se a tokenização atingir seu potencial, muitas estruturas hierárquicas tradicionais poderão ser substituídas por estruturas do tipo DAO.

"Isso poderia levar a um campo de jogo mais nivelado no qual os indivíduos têm o poder de moldar suas comunidades, parte do motivo pelo qual estamos todos aqui trabalhando para trazer a tokenização para a adoção em massa hoje. Portanto, não perca essa onda", finaliza.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store