Coin News

Criador do Ethereum se diz preocupado com o futuro do Bitcoin

3 Sep, 20222 min readBitcoin
Criador do Ethereum se diz preocupado com o futuro do Bitcoin

Vitalik Buterin é um dos mais importantes nomes do mercado de criptomoedas, sendo o criador do Ethereum, a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado. Recentemente ele falou sobre suas preocupações com o futuro do Bitcoin, enquanto também falava sobre o futuro do Ethereum.

Em uma entrevista feita nesta sexta-feira (2) com Noah Smith, Vitalik disse que está preocupado com o futuro do Bitcoin, mais especificamente em relação ao modelo de taxas da criptomoeda e ao consenso de Proof-of-Work, que, segundo ele, podem deixar o Bitcoin vulnerável a ataques a longo prazo.

Os medos de Buterin em relação ao Bitcoin

Durante a sua entrevista o criador do Ethereum disse que está preocupado com o Bitcoin por dois motivos”. O primeiro, explicou ele, é justamente o modelo de taxas que a rede utiliza, incluindo o sistema de pagamento de recompensas para os mineradores e o halving.

Buterin argumenta que, como o protocolo tem um limite de fornecimento de 21 milhões de moedas, eventualmente a rede dependerá apenas das taxas de transação para manter a segurança.

“o Bitcoin não está conseguindo obter o nível de receita de taxas necessário para garantir o que poderia ser um sistema de vários trilhões de dólares.”

A ideia de Buterin é que no futuro as taxas que o Bitcoin paga aos mineradores podem não ser mais o suficiente, o que fará com que os mineradores percam interesse em minerar a moeda e assim, o hashrate ideal para que a segurança será afetado.

Vitalik também está preocupado com o Proof-of-Work

Vitalik também falou sobre o Proof-of-Work, o algoritmo de consenso do bitcoin. Para o criador do Ethereum, esse algoritmo oferece muito menos segurança por dólar gasto em relação ao Proof-of-stake.

Ele afirma que seria problemático ter uma rede de US$ 5 trilhões que custa apenas US$ 5 bilhões para realizar um ataque. Buterin também apontou que a saída do Bitcoin do Proof-of-Work seria politicamente inviável, o que mantém a rede “presa” nesse tipo de algoritmo de consenso.

Os ataques ao Bitcoin por Buterin estão aumentando enquanto o Ethereum planeja sua atualização.

O Ethereum vai justamente sair de uma rede Proof-of-Work para Proof-of-Stake, então é mais que interessante para Buterin falar sobre as muitas “falhas” do Bitcoin, já que isso justificaria essa mudança de protocolo. Com isso, é importante ficar de olho no que ele fala e saber filtrar críticas válidas do barulho da autopromoção.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store