Coin News

Corretora de Bitcoin descentralizada XDEX é apresentada

5 Sep, 20223 min readBitcoin
Corretora de Bitcoin descentralizada XDEX é apresentada

A Blockstream apresentou a nova corretora de bitcoin descentralizada a chegar no mercado, a XDEX. No Brasil, a XP Investimentos teve uma exchange com esse mesmo nome nos últimos anos.

Negociar bitcoin é uma prática que começou em meados de 2010, após a moeda ter suas primeiras cotações em relação ao Dólar norte-americano.

A comunidade logo percebeu que encontrar um vendedor de bitcoin não era uma tarefa fácil, quando começaram a surgir corretoras para permitir tais negociações.

O maior problema das corretoras é que elas precisam que seus clientes depositem criptomoedas em seus ambientes, o que gera problemas de confiança no processo de custódia. Vale lembrar que muitas plataformas foram hackeadas nos últimos anos.

Dessa forma, uma solução descentralizada pode ser mais interessante para quem gosta de manter suas moedas em carteiras próprias.

Com apoio da Blockstream, corretora descentralizada de Bitcoin XDEX é apresentada

No último sábado (3), a Blockstream apresentou a solução XDEX, uma nova corretora descentralizada criada na rede Liquid, uma sidechain do Bitcoin assim como a Lightning Network.

Com sede na Suíça, a nova corretora chega para permitir que traders de Bitcoin possam manter suas moedas em suas carteiras enquanto negociam moedas e tokens.

Isso porque, pela rede Liquid há vários tokens criados, que agora podem ser adquiridos pelos traders nessa corretora.

Além disso, como a stablecoin Tether já utilizou a Liquid para emitir alguns de seus tokens, os traders que operarem pela XDEX poderão negociar BTC no par USDT também. É importante notar que essa é a moeda estável em Dólar com maior market cap e faz parte do grupo que controla a corretora Bitfinex.

Introducing XDEX, a new open decentralized Liquid and security token exchange.Built on @Liquid_BTC, users can trade assets like stablecoins, security tokens and any other digital assets issued on Liquid.It's finance evolved.Find out more. ⬇️ — Blockstream (@Blockstream) September 3, 2022

A expectativa era de que essa corretora fosse lançada apenas no quarto trimestre de 2022, mas acabou sendo antecipada sua novidade.

Em nota, a XDEX declarou que a Blockstream fornecerá o suporte para integrações com a Liquid Network e Blockstream AMP, sendo que a SevenLabs ajudará com interações com o protocolo TDEX, enquanto a Poseidon cuidará do desenvolvimento regulatório e de negócios.

Uso de modelos P2P será inevitável no mercado financeiro, disse conselheiro da XDEX

Recentemente, Lars Schlichting, Conselheiro Geral da XDEX, disse que o uso de sistemas P2P no mercado financeiro é inevitável.

“O uso da infraestrutura P2P pelos mercados financeiros atuais é inevitável. O lançamento do XDEX é um marco durante essa transição para um sistema financeiro mais descentralizado possibilitado pelo Bitcoin e abrirá o caminho para que outras instituições financeiras e locais de negociação evoluam.”

Essa corretora descentralizada busca ainda se regulamentar na Suíça como uma fintech, atuando de acordo com a legislação local.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store