Coin News

Conheça Aptos, a rede que pretende “matar” a Solana

13 Aug, 20225 min readBlockchain
Conheça Aptos, a rede que pretende “matar” a Solana

Na terra das blockchains de contratos autônomos — criadas para tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), Finanças Descentralizadas (ou DeFi), organizações autônomas descentralizadas (ou DAOs) e todo o caleidoscópio de experimentos em blockchain —, o Ethereum é rei, mas é caro e lento de usar.

A Solana é a adversária mais rápida e conhecida, mas que já está ficando obsoleta por conta das promessas não cumpridas e de suas constantes paralisações.

Em 2019, a Meta (anteriormente conhecida como Facebook) tentou criar sua blockchain, a Libra (posteriormente reformulada como Diem), mas foi nocauteada por reguladores.

Então, o problema é: Como criar uma blockchain que seja descentralizada, segura e rápida? Isso seria possível? É inevitável que a implementação bem sucedida de uma dessas variáveis aconteça ao custo de outra.

No entanto, os desenvolvedores responsáveis pela Aptos acreditam que têm a resposta em um algoritmo experimental de ordenação de transações que é o sucessor do experimento Diem.

O que é a Aptos?

Aptos é bem nova no pedaço.

Após garantir US$ 150 milhões em uma rodada liderada pela corretora FTX e outros investidores, como Parafi, no fim de julho, a veloz blockchain já havia garantido outros US$ 200 milhões em uma rodada de financiamento estratégico de grandes nomes, como Andreessen Horowitz, Multicoin Capital e Haun Ventures em março.

Fundada por Avery Ching e Mo Shaik, que haviam trabalhado na carteira Novi da Diem, a Aptos utiliza uma técnica apresentada anteriormente e chamada de “execução paralela” que pretende acelerar o intervalo entre transações enquanto garante que estas continuem baratas.

1/ Today, we announced our $150M Series A funding round. This is a testament to our team’s technical expertise, the strength & activity of our ecosystem and the vision & ethos we all share. — Aptos (@AptosLabs) July 25, 2022

Como qualquer outro projeto, Sui se apresenta como herdeira do legado da Diem e utiliza a própria linguagem de programação da blockchain, Move.

Está chamando bastante atenção, apesar de ainda não ter um token e só ter arrecadado dinheiro de empresas de capital de risco.

Ainda existem perguntas sobre o quanto a Aptos se diferente de outras blockchains, se a “execução paralela” funciona conforme o prometido e como a nova blockchain pode reunir um ecossistema grande o suficiente de programadores dispostos a aprender sua linguagem de programação relativamente desconhecida.

Como a Aptos funciona?

A principal característica da Aptos é a execução paralela.

Grande parte das blockchains usa um método de ordenação de transações chamado de execução sequencial ou em série, em que uma única cronologia de transações é atualizada continuamente: toda vez em que você fizer uma negociação ou comprar algo, essa transação é acrescentada a um único e longo registro que contêm cada transação já executada na rede e atualizada por meio de milhares de nós.

Já que todas são acrescentadas de cada vez, é preciso esperar que cada nova transação seja verificada: Isso demora um bom tempo e é o motivo pelo qual a maioria das blockchains são lentas para liquidar transações.

Execução paralela, por outro lado, executa múltiplas blockchains simultâneas paralelamente, permitindo — em teoria — que mais transações sejam processadas de uma só vez.

Na realidade, Aptos afirma que suas redes de teste (do inglês “testnets”) já chegaram a 130 mil transações por segundo (ou TPS). Para fins de comparação, o Ethereum processa cerca de 30 TPS.

Aptos é confiável?

Ainda não sabemos. A execução paralela é um tema controverso. Qualquer que seja o benefício que a execução paralela apresente à eficiência, ela pode custar um preço em segurança.

Blockchains “sequenciais” têm esse nome por um motivo: Depender de uma única cronologia de transações facilita a verificação dos conteúdos da blockchain. Existe apenas um lugar onde uma transação pode estar.

Apresentar blockchains paralelas complica a situação.

Com mais blockchains, é difícil ter um panorama completo do histórico de transações e estas podem tentar ser processadas por meio de diversas blockchains simultaneamente, fazendo-as falhar (além de atrair oportunistas a tentarem realizar um “gasto duplo” fraudulento).

A solução da Aptos é esperar até que a poeira transacional abaixe e verificar todas as blockchains de uma só vez: Transações adequadamente colocadas serão aprovadas enquanto as falhas serão “reexecutadas”.

É uma política de “execute primeiro, pergunte depois” — e, aparentemente, está funcionando.

Quem está desenvolvendo projetos na Aptos?

– Pontem Network: Um projeto que está criando a primeira corretora descentralizada (ou DEX) da Aptos.

– Martian DAO: Uma organização autônoma descentralizada que está desenvolvendo uma carteira digital para a Aptos.

Qual é o futuro da Aptos?

Desde seu lançamento, críticos da Aptos pensaram se seus desenvolvedores podem superar o estigma de terem trabalhado na multinacional anteriormente conhecida como Facebook.

A Aptos afirma ter incorporado muitos dos projetos envolvidos pela Libra em seu ecossistema e parece que estão felizes em desenvolver exclusivamente com a linguagem de programação aparentemente não testada da Aptos.

We recently concluded a successful AIT2 that brought the Aptos community closer together. Thank you for participating and making AIT2 even more successful than AIT1! Read more about the road ahead here: — Aptos (@AptosLabs) August 1, 2022

O prestígio e a experiência dos fundadores da Aptos também parecem ter atraído novos desenvolvedores. O Discord da Aptos já tem mais de 63 mil membros, em que cerca de oito mil são desenvolvedores, e o protocolo é apoiado por mais de 20 mil nós.

Recentemente, Aptos finalizou uma atualização à sua rede de testes e a expectativa é que o lançamento de sua rede principal (ou “mainnet”) aconteça ainda este ano. No entanto, o token não estará disponível nos EUA por questões regulatórias.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Aprenda a ganhar dinheiro com CriptoVocê pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store