Coin News

Congresista americano acusa presidente da SEC de envolvimento com a FTX

10 Nov, 20224 min readRegulation
Congresista americano acusa presidente da SEC de envolvimento com a FTX

Re-eleito nesta semana, o congressista americano Tom Emmer acusou o presidente da SEC de estar envolvido com a corretora FTX. As acusações são que Gary Gensler estaria trabalhando com brechas legais para que a FTX assumisse monopólio no setor.

A história teve início após Gensler ir ao programa Squawk Box da CNBC para falar sobre a atual situação das criptomoedas. Afinal, muitos apontam que a quebra da FTX está ligada à falta de regulamentação do setor.

Dado isso, muitos esperam que reguladores ataquem corretoras offshore. A Binance, maior corretora do mundo, já expressou suas preocupações sobre o assunto.

Nesta quarta-feira (9), Changpeng Zhaou afirmou que a Binance virará alvo devido a seu tamanho, mas que já está tomando posições para aumentar a transparência de suas operações. Ou seja, estão tentando provar que não precisam de governos para funcionar corretamente.

Presidente da SEC fala sobre criptomoedas

Enquanto fontes apontaram que a SEC já estava investigando a FTX meses antes de seu colapso, Gary Gensler foi ao programa Squawk Box para falar sobre o tema e a atual queda das criptomoedas.

“Andrew, como você pode imaginar, e seus espectadores sabem, eu não posso falar sobre nenhuma possível investigação. Mas vamos voltar e falar sobre o que está acontecendo aqui.”

“Quando você mistura um monte de dinheiro de clientes e toma empréstimos contra isso, os investidores se machucam”, continuou Gary Gensler da SEC. “Este é um mundo muito interconectado nas criptomoedas, concentrado em poucos players. Quando os mercados os atacaram, parece que muitos clientes perderam dinheiro.”

"When you mix together a bunch of customer money and borrowing against it, investors get hurt," says @GaryGensler. "This is a very interconnected world in #crypto with a few concentrated players. When markets turned on them it appears that a lot of customers lost money." — Squawk Box (@SquawkCNBC) November 10, 2022

Como esperando, Gensler também afirmou que os “investidores precisam de uma melhor proteção neste espaço”. Ou seja, esta é mais uma prova que reguladores usarão a FTX como um exemplo para pressionar outras corretoras e serviços.

Seguindo, Andrew Sorkin da Squawk Box faz uma pergunta pesada para Gensler. Afirmando que Sam Bankman-Fried encontrou-se com ele no início deste ano, questionou se o presidente da SEC sentiu-se enganado.

“Acho que fomos claros nessas reuniões e você pode olhar para o meu calendário, [temos] muitas reuniões com pessoas dessa indústria. Fica muito claro nessas reuniões […] de que a não conformidade não vai funcionar e o público vai se machucar”, respondeu Gensler.

Congressita acusa Gensler de estar ajudando FTX

Embora rumores apontem que a SEC estaria investigando a FTX há alguns meses, outros apontam que seu presidente estaria, na verdade, ajudando a corretora a obter monopólio no mercado de criptomoedas.

As acusações foram feitas pelo congressista Tom Emmer, reeleito nas eleições realizadas nesta semana nos EUA.

“Interessante. Gary Gensler corre para a mídia enquanto relatórios [enviados] para meu escritório alegam que ele estava ajudando SBF e a FTX a trabalhar em brechas legais para obter um monopólio regulatório. Estamos investigando isso.”

Interesting. @GaryGensler runs to the media while reports to my office allege he was helping SBF and FTX work on legal loopholes to obtain a regulatory monopoly. We're looking into this. — Tom Emmer (@RepTomEmmer) November 10, 2022

Sam Bankman-Fried (SBF) já estava irritando a comunidade de criptomoedas antes mesmo do colapso de sua corretora. Há 3 semanas, o então bilionário publicou um texto sobre regulamentação, mas poucos concordaram com sua visão sobre o mercado.

Portanto, as acusações acima podem ter ligação com este fato que também fez um youtuber surtar ao vivo enquanto afirmava que SBF estava tentando destruir a indústria.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store