Coin News

Comunidade de criptomoedas renova pedidos para que Satoshi Nakamoto ganhe Prêmio Nobel de Economia

14 Oct, 20223 min readBitcoin
Comunidade de criptomoedas renova pedidos para que Satoshi Nakamoto ganhe Prêmio Nobel de Economia

Os entusiastas do Bitcoin (BTC) nas redes sociais renovaram suas petições anuais para que o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas seja concedido a Satoshi Nakamoto.

Em 10 de outubro, a Real Academia Sueca de Ciências anunciou três ganhadores do prêmio concedido a personalidades do setor econômico – o ex-presidente do Banco Central dos EUA (FED), Ben Bernanke e os economistas norte-americanos Douglas Diamond e Philip Dybvig – por suas “pesquisas sobre bancos e crises financeiras”. Muitos entusiastas de criptomoedas argumentam há anos que Nakamoto, o criador pseudônimo do Bitcoin, é o candidato mais merecedor do prêmio econômico, instituído pela primeira vez em 1968, “de acordo com os mesmos princípios dos Prêmios Nobel concedidos desde 1901”. conforme descrição da instituição.

“Em 2008: Bernanke imprimiu dinheiro para resgatar bancos que alimentaram uma bolha de dívida subprime que causou uma crise financeira global”, disse o artista cripto Lucho Polleti no Twitter. “Satoshi criou o #Bitcoin, um sistema monetário que dá liberdade econômica a todos os humanos por meio da separação entre dinheiro e estado. Satoshi merece um Prêmio Nobel.”

The Nobel Prize in economics belongs to Satoshi Nakamoto, not Ben Bernanke.— Jameson Lopp (@lopp) October 10, 2022

O Prêmio Nobel de economia pertence a Satoshi Nakamoto, não a Ben Bernanke.

— Jameson Lopp (@lopp)

Algumas pessoas, incluindo o podcaster de criptomoedas e cofundador da Morgan Creek Digital, Anthony “Pomp” Pompliano, disseram anteriormente que Satoshi merecia mais do que apenas um prêmio de economia. Pomp disse em 2019 que o criador do BTC merecia o Prêmio Nobel da Paz por estabelecer “uma moeda que pode assumir o status de reserva global sem que ninguém tenha que se envolver em guerras, provocando ondas de violência."

Satoshi Nakamoto deserves the Nobel Peace prize and the Nobel prize for Economics. — McKenna (@Crypto_McKenna) October 10, 2022

Satoshi Nakamoto merece o Prêmio Nobel da Paz e o Prêmio Nobel de Economia.

— McKenna (@Crypto_McKenna)

O ex-diretor de estratégia da Blockstream, Samson Mow, argumentou que nenhum dos prêmios se aplicaria ao criador do Bitcoin, pois são emblemáticos de um sistema desatualizado:

No, Satoshi shouldn’t win the Nobel Prize because it’s a fiat construct used to prop up the legacy financial system. If you want to honor Satoshi, run a #Bitcoin node. — Samson Mow (@Excellion) October 10, 2022

Não, Satoshi não deveria ganhar o Prêmio Nobel porque é uma construção fiduciária usada para sustentar o sistema financeiro legado. Se você quiser homenagear Satoshi, execute um nó #Bitcoin.

— Samson Mow (@Excellion)

Não está claro se Nakamoto seria elegível para receber qualquer um dos prêmios, já que sua identidade nunca foi revelada publicamente. Pode fazer mais sentido homenagear outros conhecidos pioneiros do ecossistema, como o ex-desenvolvedor do BTC Core Gavin Andresen, ou o desenvolvedor e destinatário da primeira transação Bitcoin, Hal Finney. No entanto, Finney morreu em 2014 e um Prêmio Nobel “não pode ser concedido postumamente” de acordo com os estatutos da Fundação Nobel.

Embora não seja o vencedor do prêmio deste ano, Nakamoto foi homenageado publicamente por muitos usuários de criptomoedas de várias maneiras. Em setembro de 2021, um grupo de usuários de criptomoedas montou uma estátua de bronze do lendário criador do Bitcoin em um parque em Budapeste. Nakamoto continua a ser objeto de arte relacionada a criptomoedas, memes, discussões online e especulações sobre sua identidade – seja como um indivíduo ou como um grupo.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store