Coin News

Compras de Bitcoin vão 'escassear' depois de lançamentos de CBDCs, diz Arthur Hayes

6 Nov, 20224 min readBitcoin
Compras de Bitcoin vão 'escassear' depois de lançamentos de CBDCs, diz Arthur Hayes

Os detentores de Bitcoin (BTC) que procuram evitar as Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) podem ter ganhado um aliado surpresa - os bancos.

Em sua última postagem no blog, “Pure Evil”, Arthur Hayes, ex-CEO da plataforma de derivativos de criptomoedas BitMEX, argumentou que os bancos podem limitar o impacto da “história de terror” da CBDC.

Hayes: Bitcoiners e bancos enfrentam "distopia" das CBDCs

As CBDCs estão atualmente em vários estágios de desenvolvimento em todo o mundo.

Os fãs da soberania financeira naturalmente os temem e até os desprezam, pois implicam o controle total do governo sobre o dinheiro e o poder de compra de todos – “um ataque frontal à nossa capacidade de ter soberania sobre transações honestas entre nós”, diz Hayes.

Entre os oponentes das CBDCs não estão apenas os Bitcoiners, no entanto. Quem também pode defender a causa provavelmente serão os bancos comerciais, justamente inimigos históricos do BTC.

“Acredito que a apatia da maioria permitirá que os governos retirem facilmente nosso dinheiro físico e o substituam por CBDCs, inaugurando uma utopia (ou distopia) de vigilância financeira”, explica o post do blog.

“Mas temos um aliado improvável que, acredito, impedirá a capacidade do governo de implementar a arquitetura CBDC mais eficaz para controlar a população em geral – e esse aliado são os bancos comerciais domésticos”.

Ao implementar uma CBDC, um governo poderia tornar o banco central o único “nó” na rede digital ou usar bancos comerciais como nós em uma revisão menos radical do sistema financeiro. Esses sistemas Hayes chama de Modelo Direto e Modelo Atacado, respectivamente.

“Dado que todos os países que pelo menos atingiram o estágio de ‘escolher um modelo CBDC’ optaram pelo Modelo Atacado, fica claro que nenhum banco central quer falir seus bancos comerciais domésticos”, argumenta.

Como tal, para “aplacar” os bancos até certo ponto, mas ainda obter benefícios como erradicar o dinheiro, os governos podem ser mantidos sob controle pelo tipo de entidade conhecida por limitar as transações de exchanges de criptomoedas e banir as contas dos hodlers.

“Para os políticos que se preocupam mais com o poder do que com os lucros, esta é a chance de destruir completamente a influência dos bancos Too Big to Fail – e, no entanto, eles parecem permanecer politicamente incapazes de fazê-lo”, acrescenta Hayes.

"Controle de capitais"

O tópico dos CBDCs recebe muita atenção, mesmo além da indústria de criptomoedas, pois representam uma grande mudança tanto no dinheiro quanto na política.

Em uma entrevista ao Cointelegraph na semana passada, Richard Werner – economista de desenvolvimento e professor da Universidade De Montfort – os descreveu como uma “declaração de guerra”.

“Em outras palavras, o regulador bancário está dizendo de repente que vamos competir com os bancos agora porque os bancos não têm chance. Você não pode competir com o regulador”, disse ele.

Enquanto isso, Hayes sinalizou o Bitcoin como um porto seguro ainda disponível para aqueles que já se opõem a qualquer forma de economia de dinheiro zero – mas não por muito tempo.

Comprar BTC se tornará cada vez mais difícil, ou talvez totalmente impossível, uma vez que as CBDCs sejam implementadas.

“Esta janela não vai durar para sempre. Os controles de capital estão chegando e, quando todo o dinheiro for digital e certas transações não forem permitidas, a capacidade de comprar Bitcoin desaparecerá rapidamente”, alertou.

“Se alguma dessas pornografias ressoa com você e você não possui pelo menos uma % muito pequena de seu patrimônio líquido em Bitcoin, o melhor dia para comprar Bitcoin foi ontem.”

As opiniões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store