Coin News

Compra da FTX pela Binance é "pouquíssimo provável", diz fonte; mercado sangra com a notícia

9 Nov, 20223 min readOther
Compra da FTX pela Binance é "pouquíssimo provável", diz fonte; mercado sangra com a notícia

A intenção da Binance em comprar a FTX está em baixa, segundo uma fonte familiar ao caso ouvida pelo CoinDesk.

Nesta quarta-feira (9), o portal publicou uma informação da fonte não identificada, que disse ser “pouquíssimo provável” que a Binance complete a operação de aquisição.

Binance pode desistir da compra

Ao anunciar a possível aquisição na terça-feira (8), Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, deixou claro que a carta de intenção não obrigava a Binance a completar a operação. Um processo de diligência seria conduzido, com o intuito de entender a real situação da FTX.

Em menos de um dia conduzindo o processo de verificação das contas, parece que os resultados não agradaram CZ. Segundo a fonte, os acordos de empréstimos firmados fizeram com que a Binance ficasse muito receosa quanto à aquisição. Tanto a Binance quanto a FTX se recusaram a comentar sobre esses rumores.

É possível que o afastamento da Binance também se dê em razão aos rumores levantados pelo site Watcher Guru. Segundo tais rumores, autoridades estadunidenses estão investigando a forma como a FTX gerenciou o dinheiro de seus clientes, possivelmente usando seus fundos em empréstimos.

O que acontece com o fim do acordo?

Um problema de liquidez foi confirmado quando Sam Bankman-Fried (SBF), CEO da FTX, e Changpeng Zhao anunciaram a possível aquisição no Twitter. Isso significa que não há fundos suficientes para processar os saques de todos os clientes.

Além disso, os compromissos de empréstimos firmados pela FTX que não foram revelados podem impactar outras empresas do mercado, como ocorreu com a Celsius em 2022. A título de comparação, a Alameda Research, que também foi fundada por SBF e tem laços estreitos com a FTX, tem US$ 7,4 bilhões em débito, segundo seu balanço do segundo trimestre de 2022.

Em suma, o que é possível dizer de imediato é que clientes com saques paralisados terão problemas para retirar seus fundos da FTX. O risco sistêmico que a não aquisição pela Binance representa, contudo, não é possível ser medido com precisão.

Mercado apanha

A situação de incerteza no mercado se agravou após a possível desistência da Binance do acordo. Na última hora, o Bitcoin (BTC) opera com queda de 3,6%, e exibe 15,3% negativos nas últimas 24 horas.

A criptomoeda nativa da Solana, o SOL, exibe a queda mais brusca dentre os 20 maiores criptoativos em valor de mercado, operando com 46,1% negativos nas últimas 24 horas. Binance Coin (BNB) e Ethereum (ETH) também operam com perdas significativas, registrando quedas de 24,2% e 23,6%, respectivamente.

Leia mais:

  • Garota propaganda e acionista da FTX, Gisele Bündchen terá prejuízos com queda da exchange;
  • 2TM considera retrocesso possível atraso na regulamentação das criptomedas no Brasil e destaca ‘caso FTX’;
  • SBF despenca no ranking de bilionários da Bloomberg após crise da FTX.
  • Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store