Coin News

Comissão dos EUA toma decisão sobre criação de fundo inédito de investimento com bitcoin

26 Aug, 20223 min readBitcoin
Comissão dos EUA toma decisão sobre criação de fundo inédito de investimento com bitcoin

A VanEck, empresa de gestão de ativos com sede em Nova York, está sendo forçada novamente a esperar que a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC, na sigla em inglês) tome uma decisão sobre sua mais recente solicitação para criar um fundo de índice (ou ETF) de bitcoin (BTC).

A VanEck, que possui mais de US$ 65 bilhões de ativos sob gestão (ou AUM), enviou sua mais recente solicitação de um ETF de bitcoin “spot” no dia 24 de junho e o prazo limite para que a reguladora tomasse uma decisão seria neste sábado (27).

Caso fosse aprovado, o produto da VanEck seria negociado na Cboe BZX Exchange.

Em um documento que data de quarta-feira (24), a SEC afirmou que iria estender a decisão da solicitação da VanEck para mais 45 dias, até o dia 11 de outubro, quando a reguladora iria “ou aprovar, recusar ou instituir procedimentos para determinar se recusaria a alteração à norma proposta”.

De acordo com a SEC, a “Comissão decide se é apropriado designar um período mais longo para agir em relação à alteração à norma proposta para que tenha tempo o suficiente para considerar a alteração à norma proposta e as questões levantadas nessas disposições”.

A agência também disse “não recebido nenhum comentário sobre a alteração à norma proposta” desde que pediu feedback no dia 13 de julho”.

Em novembro de 2021, a SEC rejeitou a solicitação anterior da VanEck, citando preocupações relacionadas à “fraude e manipulação” do mercado spot do bitcoin.

SEC vs. ETFs de bitcoin

Um ETF é uma ferramenta de investimento que permite que investidores comprem ações que representam um ativo.

Um ETF de bitcoin permitiria que investidores obtivessem exposição ao bitcoin sem terem que se preocupar em comprar a criptomoeda de uma corretora e armazená-la em uma carteira cripto.

Embora ETFs de ouro, imóveis e moedas estrangeiras sejam bastantes populares entre investidores americanos, ainda não existe um equivalente para o bitcoin — apesar de ter havido muitas tentativas de lançar tal produto.

Diversas vezes, a SEC rejeitou solicitações de um ETF spot diretamente ligado ao preço do bitcoin. No entanto, aprovou diversos ETFs de futuros de bitcoin após o presidente da agência, Gary Gensler, sugerir que a SEC estaria disposta a aprovar tais produtos.

A VanEck, junto com gestoras como ProShares e Valkyrie, estava entre as poucas empresas a lançarem ETF de futuros de bitcoin — o ETF Bitcoin Strategy (XBTF) da empresa foi lançado na corretora BATS Global Markets da CBOE em novembro de 2021.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store