Coin News

Colapso da UST mostra que regulamentar stablecoins é urgente, diz Secretária do Tesouro americano

10 May, 20223 min readRegulation
Colapso da UST mostra que regulamentar stablecoins é urgente, diz Secretária do Tesouro americano

Nesta terça-feira (10), Janet Yellen, secretária do Tesouro Americano, disse que stablecoins precisam ser regulamentadas ainda este ano. Durante uma audiência, Yellen disse que, apesar de ativos digitais terem a capacidade de “promover a inovação”, também podem “apresentar riscos ao sistema financeiro”.

A Secretária do Tesouro usou o exemplo do Terra, uma blockchain que possui uma stablecoin nativa, a UST. Na segunda-feira (9), a stablecoin caiu para US$ 0,65, abaixo de seu lastro de US$ 1, gerando um furacão no mercado cripto.

Stablecoins são criptomoedas que deveriam ser estáveis. Geralmente, são lastreadas em ativos, como moedas fiat (ou fiduciárias), como o dólar americano ou o euro, ou até mesmo o ouro, e são extremamente importantes para o ecossistema cripto.

São o que traders cripto usam para abrir e encerrar posições em outros tokens em corretoras, principalmente em corretoras descentralizadas (ou DEXs, na abreviatura em inglês), como Uniswap ou Curve.

O problema é que, diferente de outras grandes stablecoins (como USDT e USDC, que são as líderes de mercado em termos de capitalização), UST não é lastreada em uma moeda fiat que está armazenada em um banco ou algum equivalente.

Em vez disso, UST é uma stablecoin algorítmica, ou seja, o código mantém seu lastro no dólar: quando traders querem emitir mais UST, têm de queimar LUNA, o outro token nativo do Terra. Assim, alguns tokens LUNA são removidos de circulação para criar novas UST. No passado, isso funcionou para manter o preço da UST estável ao dólar.

Mas isso não funcionou no último fim de semana quando o sistema não conseguiu seguir o ritmo dos traders. Os problemas da UST persistiram na segunda-feira, quando o preço da stablecoin algorítmica caiu para uma baixa recorde à medida que traders vendiam seus tokens.

A queda, junto com outros fatores macroeconômicos, também podem ter contribuído com o amplo impacto do mercado cripto, pois o preço do bitcoin (BTC) e do ether (ETH) caíram 11% e 10%, respectivamente.

Riscos do crescimento

“Uma stablecoin conhecida como TerraUSD passou por uma alta e queda no valor. Acredito que isso ilustre bem que esse é um produto de rápido crescimento e que existem riscos de rápido crescimento”, afirmou Yellen.

“Novos produtos e tecnologias podem apresentar oportunidades para promover a inovação e aumentar eficiências”, afirmou ela. “Porém, ativos digitais podem apresentar riscos ao sistema financeiro, então uma atenção coordenada e regulatória se faz necessária.”

Yellen acrescentou que “é importante, e até urgente” que o Congresso aprove legislações para stablecoins até o fim deste ano.

O governo americano está de olho nas stablecoins há um tempo e a administração Biden está trabalhando para colocar emissores de stablecoins sob o mesmo regime regulatório que bancos. Em março, o presidente Biden emitiu uma ordem executiva pedindo para que o governo americano coordenasse suas iniciativas para regulamentar criptomoedas.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store