Coin News

Colapso bancário no Líbano gera corrida por criptomoedas

9 h ago3 min readOther
Colapso bancário no Líbano gera corrida por criptomoedas

Enfrentando uma crise econômica desde 2019, a situação caótica no Líbano parece ter chegado ao seu ápice nesta última semana após a população se revoltar com o confisco de suas economias por bancos.

O maior exemplo é o uso de violência pelos cidadãos. Segundo a Al Jazeera, diversos clientes armados invadiram bancos na última semana para tentar sacar seu próprio dinheiro.

“[Uma mulher] invadiu o banco que está atrás de mim com um grupo de ativistas segurando uma arma. Eles derramaram gasolina e ameaçaram atear fogo à agência bancária caso não conseguissem acessar suas economias.”

Busca por criptomoedas aumenta no Líbano

Dado os acontecimentos, muitos libaneses estão buscando amparo nas criptomoedas. Afinal, uma das características mais marcantes em moedas como Bitcoin é que elas não podem ser confiscadas por terceiros quando armazenadas em local seguro.

Em matéria publica nesta quarta-feira (21), a Reuters narra a rotina agitada de Mario Awad, um trader de criptomoedas libanês que está recebendo diversas ligações por dia de pessoas buscando um porto-seguro.

“Tenho agentes de segurança, políticos, personalidades da mídia, todo mundo está comprando criptomoedas.”

Embora o preço do Bitcoin tenha despencado 72,5% desde novembro do ano passado, a situação da libra libanesa (LBP) consegue ser pior. Enquanto o preço da LBP manteve-se estável por mais de duas décadas, seu valor no mercado paralelo já está 90% menor que a razão apontada pelos gráficos oficiais.

Indo além, conforme depósitos estão bloqueados em banco, é correto afirmar que alguns cidadãos tiveram uma perda de 100% de suas economias. Portanto, ainda que jornalistas que vivem em países de primeiro mundo acreditem que o Bitcoin seja uma pirâmide, tal criptomoeda ainda é vista como uma salvação por tantos outros.

Crise libanesa é mais um exemplo da força do Bitcoin

Mesmo que a política monetária do Fed esteja balançando o preço do Bitcoin nos últimos meses, são eventos como esta crise no Líbano que expõe o seu verdadeiro significado, muito além das altas estratosféricas.

“Os desenvolvedores do bitcoin estavam definitivamente pensando exatamente sobre as coisas que aconteceram aqui”, contou um libanês à Reuters. “Sobre instituições corruptas com más políticas monetárias e fiscais que levam à degradação das moedas”.

Por fim, os mais pessimistas acreditam que tal fenômeno acontecerá em mais países nos próximos anos. Afinal, as ações políticas relacionadas as moedas não são tão diferentes de um país para outro. Sendo assim, estes acreditam que o Bitcoin seja a única proteção para suas finanças.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store