Coin News

Coinbase aponta ‘culpados’ para baixa das criptomoedas e projeta futuro do mercado

6 Jul, 20223 min readOther
Coinbase aponta ‘culpados’ para baixa das criptomoedas e projeta futuro do mercado

A exchange de criptomoedas Coinbase publicou uma análise em seu blog na última terça-feira (5). No texto, a empresa aponta as razões para a baixa atual do mercado de criptomoedas e projeta o futuro do setor.

De acordo com a exchange, em partes, a baixa se deve às condições macro e à correlação das criptomoedas aos ativos do mercado financeiro. Contudo, a Coinbase também atribuiu a queda ao enfraquecimento das perspectivas para as criptomoedas:

“O recente declínio nos mercados de criptomoedas pode ser atribuído em dois terços ao agravamento dos macrofatores e em um terço ao enfraquecimento das perspectivas para as criptomoedas”, disse.

A Coinbase destacou que nos últimos cinco anos, o mercado cripto entregou retornos muito grandes. Isso porque houve uma adoção por investidores institucionais e de varejo e o estabelecimento das bases da Web 3.0.

No entanto, a partir de 2020, a correlação dos ativos digitais com o mercado financeiro aumentou muito. E a expectativa da empresa é que os criptoativos se tornem cada vez mais atrelados ao sistema financeiro.

Declínio dos ativos digitais

Conforme destacou a análise, nos últimos oito meses, o valor de mercado das criptomoedas caiu de US$ 2,9 trilhões para menos de US$ 1 trilhão. Ou seja, um declínio de mais de dois terços.

Segundo a Coinbase, há uma maneira de interpretar esse declínio. Ela que consiste na resposta de “eficiência do mercado”, em que os preços refletem a avaliação do mercado sobre as perspectivas futuras.

“De junho de 2017 a junho de 2022, o valor do mercado de criptomoedas aumentou 860%, indicando que as perspectivas sobre criptomoedas hoje são muito mais brilhantes do que naquela época”, disse.

No entanto, o aumento da correlação entre os preços das ações e dos criptoativos significa que os ativos digitais serão expostos às mesmas forças macro que movem a economia do mundo.

Correlação entre cripto e mercado financeiro. Fonte: Coinbase

Em particular, a Coinbase destacou que as criptomoedas hoje têm perfis de risco semelhantes aos preços das commodities de petróleo e das ações de tecnologia.

Fatores macro

De modo geral, a Coinbase atribuiu, em partes, a queda de valor das criptomoedas e das ações ao aumento da taxa de juros em todo o mundo.

A empresa observa que o valor de mercado de criptomoedas caiu mais de 57% no acumulado do ano em 2022. Enquanto isso, no mesmo período, o S&P 500 caiu 19%.

“Se as condições macroeconômicas fossem a única causa do declínio, esperaríamos que os criptoativos, com um beta de 2, caíssem cerca de 38%. Assim, podemos estimar aproximadamente que dois terços do recente declínio podem ser atribuídos a fatores macro e um terço a um enfraquecimento das perspectivas apenas para as criptomoedas”, concluiu a empresa.

Por fim, sobre o futuro das criptomoedas, a exchange ressaltou que, com base na visão de eficiência de mercado, as criptomoedas só vão sair do patamar de baixa quando houver mudanças nas expectativas das perspectivas futuras sobre os ativos.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store