Coin News

CEO da Binance inicia trabalhos com ideias de Vitalik Buterin para 'CEX seguras'

2 h ago3 min readOther
CEO da Binance inicia trabalhos com ideias de Vitalik Buterin para 'CEX seguras'

O colapso de diversos e importantes ecossistemas de criptomoedas em 2022 revelou a necessidade urgente de reformular a forma como exchanges de criptoativos operam. O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, acreditava em explorar métodos que vão além das moedas fiduciárias, visando garantir a estabilidade de exchanges, como o Argumento de Conhecimento Sucinto e Não-Interativo de Conhecimento Zero (zk-SNARKs).

Após uma discussão com o investidor anjo Balaji Srinivasan e exchanges como Coinbase, Kraken e Binance, Buterin recomendou opções para a criação de provas criptográficas de fundos on-chain que podem cobrir os passivos do investidor quando necessário, também conhecidas como exchanges centralizadas (CEX) seguras.

Having a safe CEX: proof of solvency and beyondBig thanks to @balajis and staff from @coinbase @binance @krakenfx for discussion!— vitalik.eth (@VitalikButerin) November 19, 2022

"Como ter uma CEX segura: prova de solvência e além. Meu agradecimento ao Balaji e às equipes de Coinbase, Binance e Kraken pela discussão!"

O melhor cenário, nesse caso, seria um sistema que não permita às exchanges o saque de seus clientes sem o consentimento destes.

Vitalik's new ideas. Working on this.Just don't read the title aloud around people (Vitalik wrote it).— CZ Binance (@cz_binance) November 19, 2022

O empresário CZ, que tem falado bastante sobre seus planos envolvendo a completa transparência da Binance, reconheceu a importância das recomendações de Buterin, declarando:

"Novas ideias do Vitalik. Estou trabalhando nisso."

A primeira tentativa de garantir a segurança dos fundos foi a prova de solvência, em que as exchanges de criptomoedas publicam uma lista de usuários e seus correspondentes saldos. As preocupações com a privacidade, no entanto, acabaram alimentando a criação da técnica da árvore Merkle — que amorteceu as preocupações com o vazamento de dados pessoais. Ao explicar o funcionamento interno da implementação da árvore Merkle, Buterin disse:

“A técnica da árvore Merkle é basicamente tão boa quanto um esquema de prova de passivos pode ser, se apenas conseguir uma prova de passivos for o objetivo. Mas suas características de privacidade ainda não são ideais.”

Como resultado, Buterin apostou na criptografia através de zk-SNARKs. Para começar, Buterin recomendou colocar os depósitos dos usuários em uma árvore Merkle e usar um zk-SNARK para provar o valor. Adicionar uma camada de hash ao processo mascararia ainda mais as informações sobre o saldo de outros usuários.

Buterin também discutiu a implementação de prova de ativos para confirmar as reservas de uma exchange, enquanto pesava os prós e contras de tal sistema, considerando que exchanges de criptomoedas possuem moedas fiduciárias e o processo exigiria que as empresas dependessem de modelos de confiança mais adequados para o ecossistema fiduciário.

Embora as soluções de longo prazo precisem de carteiras multiassinatura e que tenham recuperação social, Buterin apontou duas alternativas para o curto prazo — exchanges custodiais e não-custodiais, conforme mostrado abaixo:

“No longo prazo, minha esperança é que nos aproximemos cada vez mais de todas exchanges sem custódia, pelo menos na parte das criptomoedas”, acrescentou Buterin. Por outro lado, opções de recuperação altamente centralizadas podem ser usadas para recuperação de carteira com poucos fundos.

Em 4 de novembro, Buterin adicionou uma nova categoria de marcos ao roadmap do Ethereum — com o objetivo de melhorar a resistência à censura e a descentralização da rede Ethereum.

O roadmap atualizado agora insere Scourge como uma nova categoria, que ocorrerá paralela a outros segmentos previamente conhecidos — the Merge, the Surge, the Verge, the Purge e the Splurge.

Leia mais:

  • Advogados deixam de representar SBF alegando conflito de interesses;
  • Projeto de lei russo legalizaria a mineração e venda de criptomoedas sob 'regime legal experimental';
  • Man Group, gestora de investimentos de US$ 138 bilhões, lançará fundo de hedge cripto, diz relatório.
  • Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store