Coin News

Celsius enfrenta os próprios advogados para tentar evitar falência e nega tentativa de fuga do CEO

28 Jun, 20223 min readBitcoin
Celsius enfrenta os próprios advogados para tentar evitar falência e nega tentativa de fuga do CEO

A empresa de empréstimos de criptomoedas Celsius, que ficou insolvente após o colapso do ecossistema da Terraform Labs e queda do mercado, está enfrentando os seus próprios advogados para evitar pedir falência na Justiça dos EUA, disse o site The Block em uma reportagem na segunda-feira (27).

Segundo a reportagem, que menciona pessoas familiarizadas com o assunto, a equipe jurídica da empresa defende um pedido de falência seguindo o Capítulo 11 da legislação local – mas enfrenta resistência no comando da empresa, que prefere buscar outra saída.

A empresa vê também uma resistência de muitos de seus investidores na aprovação da falência, já que eles alegam ser um processo “demorado e doloroso”. A Celsius acredita que evitar a falência resultará em mais valor para os titulares de contas, pois deve dar à empresa tempo para desfazer negócios que estão presos em posições ilíquidas, disseram as pessoas.

Conforme explica o The block, o Capítulo 11 do Código de Falências dos EUA permite que uma empresa continue operando enquanto liquida suas dívidas, ou seja, o jurídico de uma empresa propõe um plano de recuperação judicial para os credores aprovarem.

Por outro lado, se a Celsius entrar com uma proteção contra falência, as posições dos clientes serão vendidas em dólares americanos ao preço de mercado atual e os clientes serão adicionados à lista de credores da empresa – para entrar na fila por qualquer valor que possa ser recuperado, diz o texto.

A suposta resistência da Celsius perante seus advogados pode ser uma das últimas tentativas de procurar uma saída para tentar reerguer seu caixa, que não paga clientes desde o dia 12 de junho quando travou o sistema de saques. Um dos motivos foi que a empresa se viu incapaz de honrar com suas obrigações, após a crise geral no mercado de criptomoedas.

Apesar dos diretores da Celsius estarem impedidos pelos seus advogados de prestar quaisquer informações publicamente, segundo o o site, a empresa ainda teve que lidar com rumores de que seu CEO, Alex Mashinsky, teria tentado deixar os EUA. No entanto, um porta-voz confirmou ao site Cointelegraph na segunda-feira (27) que a informação não procede e que os relatos são falsos.

Celsius pediu paciência

Na semana passada, quando completou uma semana de saques bloqueados, a Celsius publicou uma nota em seu blog pedindo paciência para os clientes. “Esse processo levará tempo”, afirmou a empresa, que garantiu que seu objetivo continua sendo “estabilizar a liquidez e operações”.

A Celsius alegou que estava “um diálogo aberto com reguladores e autoridades” e que visa “encontrar uma solução” para o atual problema que enfrenta.

Enquanto isso, BnkToTheFuture, a principal investidora da Celsius, ofereceu ajudar a empresa ao implementar uma “inovação financeira”, similar à que utilizou para salvar a corretora cripto Bitfinex.

Outras empresas que enfrentam situações similares também estão recorrendo ao apoio de parceiros. A credora cripto BlockFi garantiu uma linha de crédito rotativo de US$ 250 milhões com a corretora FTX de Sam Bankman-Fried.

Há algumas semanas , ele disse que sua companhia possui uma “responsabilidade” de socorrer empresas que enfrentam dificuldades durante esse implacável mercado de baixa. Além da BlockFi, a FTX também socorreu recentemente uma operadora cripto da Voyager Digital.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store