Coin News

Celsius contra-ataca após ser processada e acusa empresário de ser “incompetente e ladrão”

24 Aug, 20223 min readBitcoin
Celsius contra-ataca após ser processada e acusa empresário de ser “incompetente e ladrão”

A infame plataforma de empréstimos cripto Celsius enviou uma reconvenção — contestação sobre alegações feitas em outra ação judicial — ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos na terça-feira (23) contra o empresário Jason Stone e sua empresa KeyFi, qe operavam fundos da Celsius.

No documento, a Celsius alega que Stone falsamente se apresentou como um pioneiro e expert no staking de criptomoedas e investimentos em finanças descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês).

“Infelizmente, os Autores Stone e a KeyFi, o veículo corporativo de propriedade majoritária de Stone, comprovaram ser incapazes de fazer moedas renderem e parecem ter perdido milhares de moedas à Celsius por meio de sua péssima gestão”, alega a Celsius.

“Mas os Autores não foram apenas incompetentes, como também eram ladrões.”

A reconvenção da Celsius alega que Stone e KeyFi roubaram milhões de dólares em moedas de carteiras controladas pela Celsius, transferindo-as para carteiras detidas por eles.

A ação também alega que Stone usou moedas da Celsius para comprar centenas de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), enviando-as a suas próprias carteiras.

NFTs são tokens criptograficamente exclusivos e ligados a conteúdos digitais (e às vezes físicos), fornecendo comprovação de propriedade.

“Stone e/ou KeFi também parece ter usado moedas da Celsius para adquirir para si juros em diversas empresas e plataformas relacionadas a blockchain, as quais continuam armazenando indevidamente”, afirma a reconvenção.

Entenda a briga entre Celsius e KeyFi

Stone, cuja KeyFi foi adquirida pela Celsius em 2020, processou a Celsius em julho por a credora supostamente falhar em honrar seu contrato.

No processo judicial, a KeyFi alega que a Celsius usou fundos de clientes para “manipular mercados de criptoativos, falhou em implementar controles básicos de contabilidade que comprometeram esses mesmos depósitos, e falhou em cumprir com suas promessas”.

No mesmo mês, a Celsius enviou um pedido de recuperação judicial do tipo “Chapter 11” — para manter a empresa operando e pagar os credores ao longo do tempo — após ter travado saques e conversões de todos os clientes em junho, citando problemas de liquidez, fazendo com que reguladores dos estados americanos do Alabama, Kentucky, Nova Jersey, Texas e Washington abrissem investigações.

A Celsius também alega que a Stone usou o serviço de mixing de criptomoedas Tornado Cash, agora sancionado pelo governo americano, para ofuscar a origem, o destino e suas contrapartes. A ação alega que Stone enviou US$ 1,4 milhão pelo Tornado Cash em setembro de 2021.

Na reconvenção, a Celsius pediu que o tribunal aprovasse diversas solicitações, incluindo a entrega de “propriedade retida” que pode ter ficado sob posse dos autores.

A credora também pede por indenizações, incluindo pelo que a Celsius chama de “conduta ilícita, intencional e mal intencionada [da KeyFi e de Stone]”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store