Coin News

CBDCs não são uma ameaça para as criptomoedas, diz CEO da Binance

3 Nov, 20223 min readOther
CBDCs não são uma ameaça para as criptomoedas, diz CEO da Binance

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, parece ter suavizado sua posição sobre as moedas digitais de banco central (CBDCs), argumentando em uma conferência que ele não acha que as CBDCs são uma ameaça à sua empresa ou ao setor de criptomoedas.

CZ falou na Web Summit em Lisboa em 2 de novembro sobre CBDCs e seu papel na indústria de criptomoedas.

O chefe da Binance disse que as CBDCs validariam a tecnologia blockchain e criariam confiança entre aqueles que se preocupam com a tecnologia, comentando: “Acho muito que quanto mais tivermos, melhor”.

Ele também acrescentou que os governos que adotam blockchain seriam vistos como uma coisa boa, no entanto, ele observou que blockchain não é igual a criptomoeda que ele denominou como “deflacionária”, de acordo com a Reuters.

Os comentários de CZ parecem ter suavizado em comparação com sua posição anterior sobre CBDCs.

No ano passado, ele disse que eles nunca ofereceriam a mesma liberdade que criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. “A maioria das moedas digitais do banco central terá muito controle associado a elas”, afirmou ele na época.

Os bancos centrais de todo o mundo estão correndo para pesquisar, pilotar e implantar suas CBDCs, com a China vista por alguns como líder da corrida.

Há, no entanto, preocupações contínuas de que uma moeda digital programável dê aos bancos centrais um controle sem precedentes sobre quais grupos de cidadãos podem usá-la e em que podem gastá-la.

O Cointelegraph observou anteriormente que os cidadãos que desejam menos envolvimento do governo em suas vidas financeiras podem ter problemas com as CBDCs.

No mês passado, o comentarista político Peter Imanuelsen destacou suas preocupações sobre o nível de controle que os governos teriam sobre as finanças das pessoas, rotulando-o como “comunismo global”.

Uma CBDC vinculada a ID digital poderia ser usado para reprimir dissidentes ou controlar gastos amigáveis ​​ao carbono, especulou ele.

A Turquia é um país que planeja um lançamento de CBDC vinculado a ID digital em 2023, de acordo com relatórios.

De acordo com o Atlantic Council, 15 países estão atualmente testando uma CBDC, incluindo China, Cazaquistão, Tailândia, Arábia Saudita, Suécia, África do Sul e Rússia.

Outros países que realmente implantaram uma CBDC incluem Nigéria, Jamaica, Bahamas e oito nações insulares do Caribe.

Os EUA estão atrás do resto do mundo, pois ainda estão na fase de discussões, enquanto as reações a um dólar digital foram amplamente divididas entre os americanos.

Em outubro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou a programabilidade como um recurso da CBDC que poderia levar à “inclusão financeira”. No entanto, alguns acreditam que a realidade pode ser o oposto.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store