Coin News

Candidato a governador de Goiás cita blockchain como proposta política

14 min ago3 min readBlockchain
Candidato a governador de Goiás cita blockchain como proposta política

O candidato ao governo estadual de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriotas-GO), colocou a tecnologia blockchain como uma das suas propostas políticas para melhorar o estado goiano e tornar este mais eficiente.

Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, esse político surgiu para fazer frente ao atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), que tenta a reeleição.

Pelo Brasil todo, vários candidatos nas eleições de 2022 colocaram a tecnologia blockchain em suas propostas políticas. Um deles foi o próprio Jair Bolsonaro (PL-RJ), atual presidente do país que tenta reeleição, citando a blockchain em seu programa de governo.

Candidato a governador por Goiás cita a tecnologia blockchain em plano de governo

Considerado o segundo colocado em pesquisas recentes de intenção de voto no estado de Goiás, Gustavo Mendanha é um dos candidatos que tenta ocupar o Palácio das Esmeraldas.

Ao Tribunal Superior Eleitoral então, ele enviou seu plano de governo, material que reúne as propostas políticas que ele planeja implementar caso saia como vencedor nas próximas eleições do estado.

Chama atenção que criou o “Programa Goiás Inteligente”, que prevê a utilização de mais tecnologia pelo estado, melhorando a eficiência e reduzindo burocracias.

Assim, Mendanha cita a tecnologia blockchain em seu plano para se tornar o próximo governador de Goiás, além da Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outras emergentes que podem ajudar no processo.

“Ampliar a parceria com instituições públicas e privadas para aplicação de inteligência artificial, blockchain, internet das coisas e outras tecnologias emergentes com foco na otimização do Estado.”

Apesar de este ser um tema novo para muitos brasileiros, tem ganhado destaque nas eleições de 2022, com vários presidenciáveis elogiando inovações com blockchain, ainda que se mostrem receosos com às criptomoedas e suas aplicações.

O que é a tecnologia blockchain?

Essa tecnologia chamada blockchain ficou conhecida após a chegada do Bitcoin, em 2009, quando a maior criptomoeda do mundo começou a funcionar.

Contudo, na teoria, o conceito de blockchain chegou na década de 90, quando ativistas da computação, os cypherpunks, começaram a buscar essa solução para proteger dados em uma era cada vez mais digital.

Conhecida como protocolo da confiança, a tecnologia blockchain já é reconhecida pelo Brasil como um protocolo de gestão da informação.

Assim, vários órgãos utilizam a blockchain para garantir transparência, confiança em dados e imutabilidade dos registros. Uma das soluções mais famosas a utilizar essa no Brasil é o B-CPF e B-CNPJ, que compartilham os dados dos brasileiros e empresas do país.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store