Coin News

Bored Apes: empresa propõe taxa zero e coloca fogo em disputa para criar mercado de NFTs da coleção

21 Aug, 20224 min readNFT
Bored Apes: empresa propõe taxa zero e coloca fogo em disputa para criar mercado de NFTs da coleção

A ideia do Magic Eden em criar o mercado exclusivo de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) para a coleção Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) para a comunidade ApeCoin (APE) tem novos competidores: o mercado Rarible lançou sua própria proposta a holders do token APE, minando o Magic Eden com uma oferta de taxa zero.

Rarible compartilhou sua ideia na quarta-feira (17), oferecendo uma plataforma NFT focada na APE que não irá cobrar taxas de mercado para NFTs que sejam listados nativamente por holders.

O mercado, impulsionado pelo Rarible Protocol de código aberto, também irá acrescentar listagens de outros grandes mercados — incluindo OpenSea e LooksRare — para impulsionar liquidez.

O mercado proposto iria focar em coleções NFT ligadas ao ecossistema BAYC do Yuga Labs, incluindo o Bored Ape Yacht Club original, Mutant Ape Yacht Club, Bored Ape Kennel Club e Otherside.

Além disso, a ApeCoin DAO poderia votar em quais projetos adicionais seriam incluídos. Uma organização autônoma descentralizada (ou DAO) é uma comunidade on-line criada em torno de objetivos ou interesses compartilhados, em que a governança é representada via tokens.

Holders de apecoin são membros da ApeCoin DAO e podem votar em propostas relacionadas ao ecossistema.

Nova proposta

Apecoin foi lançado em março como um token desenvolvido no Ethereum para impulsionar experiências de metaverso e outras aplicações Web3, incluindo o futuro jogo Otherside do Yuga Labs.

A proposta dá detalhes de outros recursos, incluindo pagamentos com moedas fiduciárias via MoonPay, suporte exclusivo e a capacidade de lançar uma oferta para toda a coleção.

A Rarible afirma que poderá lançar o mercado e até quatro semanas após a aprovação da DAO com custo zero. Já lançou mercados para outros projetos NFT no passado, incluindo para V1 Punks e a Degenerate Ape Academy.

A proposta do Magic Eden, enviada no dia 9 de agosto, sugeriu um mercado para apecoin com uma taxa-base de 1,5% para o mercado, que seria reduzida para 0,75% a depender de determinadas variáveis: um desconto de 0,5% para compras com APE, além de outro desconto de 0,25% para usuários que tiverem um NFT de projetos relacionados aos Bored Apes.

hey @apecoin our new proposal to build you a community marketplace is the only one you’ll ever need. — Rarible (@rarible) August 17, 2022

Um NFT é um token desenvolvido em blockchain que pode representar a propriedade sobre um item. No caso do Bored Ape Yacht Club, cada NFT representa um dentre dez mil avatares exclusivos, além de holders poderem usar as imagens para criar projetos comerciais.

A coleção BAYC gerou mais de US$ 2,3 bilhões em volume negociado no mercado secundário até hoje.

Aposta nos NFTs

O Rarible é um antigo mercado NFT focado no Ethereum que gradualmente se expandiu para outras blockchains. Enquanto isso, o Magic Eden é o maior mercado do ecossistema Solana e lançou suporte para NFTs desenvolvidos no Ethereum este mês.

Até agora, são os maiores nomes a propor um mercado NFT exclusivo para usuários da apecoin, mas não são os únicos. Snag Solution, responsável por desenvolver um protocolo “sem marca”, também propôs um mercado NFT no dia 9 de agosto.

Desde então, ajustou seu “pitch” e está oferecendo uma taxa de 0,5% quando NFTs forem adquiridos com ETH no mercado ou 0,25% com APE. De acordo com a ideia proposta, 0,25% de todas as taxas serão enviadas de volta ao tesouro da ApeCoin DAO.

Inicialmente, a Snag Solutions havia pedido por US$ 50 mil para cobrir as despesas de desenvolvimento e taxas de auditoria mas, desde então, ofereceu lançar a plataforma com custo zero.

Neste momento, todas as três propostas são apenas ideias. Ainda podem ser reescritas e apresentadas formalmente e colocadas em votação. Caso tenham êxito, a comunidade ApeCoin pode ter seu próprio mercado NFT Bored Ape sob medida no futuro próximo.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store