Coin News

Blockchain é destaque em importante evento ambiental

1 Aug, 20223 min readBlockchain
Blockchain é destaque em importante evento ambiental

Projeto que utiliza blockchain para o descarte correto de lixos plásticos vence hackathon ambiental da Virada ODS organizado pela Prefeitura de São Paulo. Objetivo é tokenizar 1.000 toneladas de resíduos plásticos em seis meses.

Entre os dias 8 e 10 de julho, foi realizada em São Paulo a Virada ODS, com foco em aumentar o engajamento cívico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. O evento foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, e teve o apoio da Organizaçãodas Nações Unidas (ONU).

Além de palestras envolvendo temas como “saúde pós-Covid” e mudanças climáticas, foi realizado um grande hackathon dividido em diferentes categorias. No segmento Ambiental, o projeto vencedor foi o Resíduos Identificados, cujo objetivo é melhorar o descarte deresíduos plásticos utilizando tecnologia a blockchain, mais especificamente Smart Contracts no blockchain Ethereum.

O escopo do projeto é financiar o descarte apropriado de lixo plástico na capital paulista através da tokenização dos resíduos. Ao incluir as informações da coleta, triagem e destinação, em blockchain, as informações como o mapeamento do descarte, coleta e destinação dos resíduos serão mais fáceis de serem auditadas e estudadas por ONGs, organismos internacionais e governos locais.

Além disso, os operadores do processo de coleta também serão beneficiados pela geração de tokens comprovando a destinação correta dos resíduos. Esses títulos em blockchain poderão ser adquiridos pelas empresas como Créditos de Destinação Final de Descarte Correto.

“Se não aprendermos a fazer o descarte correto do plástico e outros resíduos, um grande desequilíbrio ambiental será gerado e a raça humana estará em perigo. Usar com inteligência os recursos econômicos se faz importante diante de um desafio tão grande”, afirma o especialista em Blockchain e idealizador do projeto, Jeff Prestes.

“Nisto é onde a blockchain colabora. Além de fornecer dados confiáveis e abertos a organismos internacionais e governamentais, a tecnologia permite que pessoas e empresas possam apoiar projetos com esse fim através da compra de Créditos de Destinação Final deDescarte Correto, da mesma forma que o mercado já faz atualmente com os Créditos de Carbono.”

Após vencer o hackathon, Prestes comenta que o próximo passo é buscar parceiros locais para uma operação em grande escala. A primeira meta já foi traçada: tokenizar 1.000 toneladas de plástico em seis meses.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030 da ONU, nome dado ao conjunto de ambiciosas metas para tornar o crescimento global sustentável até 2030. Ao todo, são 17 objetivos focados em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.

O projeto Resíduos Identificados auxilia diretamente no cumprimento do objetivo número 11 (ODS 11), que consiste em “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

A sustentabilidade transparente, possibilitada através da blockchain, é um ponto muito positivo da iniciativa. Ao facilitar a auditoria do processo de coleta dos resíduos, além da questão ambiental, o Resíduos Identificados ajuda a resolver o problema de falta de dados,um dos maiores obstáculos para a conclusão do ODS 11.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store