Coin News

Blockchain Cardano e o hard fork Vasil: tudo o que você precisa saber | Opinião

3 Sep, 20224 min readBlockchain
Blockchain Cardano e o hard fork Vasil: tudo o que você precisa saber | Opinião

A rede blockchain Cardano está prestes a passar por mais um hard fork. Essa atualização, apelidada de Vasil, inicialmente agendada para junho, deve agora acontecer no dia 22 de setembro.

Todo hard fork – nessa e em outras blockchains – traz melhorias e mudanças importantes, sendo comum que a implementação dos mesmos acabe sendo precedida de altas na cotação das respectivas criptomoedas. Com ADA, antes do bear market recente, não estava sendo diferente.

A seguir, veremos que resultados a Cardano tem entregado, quais mudanças o Vasil trará, como o preço do ADA deverá se comportar e o que esperar para as próximas semanas e meses.

O crescimento da Rede Cardano

A proposta dos criadores da rede Cardano sempre foi de estabelecer uma blockchain robusta, rápida e escalonável, que possa dar suporte a contratos inteligentes e ao desenvolvimento de dApps.

A motivação para isso foi a demanda que surgiu na medida em que a principal rede para contratos inteligentes, a Ethereum, se via altamente congestionada e sem meios de crescer mais. Eventualmente, a Fundação Ethereum também lançaria hard forks e atualizações para solucionar esses problemas, mas outras blockchains, como a Solana e a Cardano, acabaram surgindo antes como uma alternativa bastante viável. Dessa forma, a Cardano cresceu e estabeleceu, em agosto de 2021, sua própria plataforma para contratos inteligentes.

Desde então, a rede Cardano tem crescido bastante. O número de carteiras ADA vem subindo muito: só em abril, foram criadas mais de 100 mil. Quantos aos dApps, em março deste ano havia cerca de 500 projetos sendo construídos na blockchain, segundo Tim Harrison. Desde então, esse número dobrou e passou dos 1000 projetos, conforme um relatório da Input Output HK.

Esses projetos abarcam áreas como finanças, NFTs, jogos e outras ferramentas. Esse crescimento da Cardano e a multiplicação do número de projetos na blockchain vêm estimulando os preços. A ADA é a oitava moeda em capitalização de mercado, com cerca de US$ 16 bilhões.

O hard fork Vasil

Com o já mencionado crescimento da Cardano, surge a necessidade de se oferecer suporte a esse crescimento, de modo que a blockchain continue garantindo escalabilidade, velocidade e suporte a altas taxas de transferências de dados, além de se tornar mais “development-friendly”. Daí a necessidade contínua de atualizações, ou hard forks, nas blockchains.

A última atualização mais importante, a Alonzo, habilitou contratos inteligentes. A atualização Vasil, porém, será muito maior que as anteriores e terá a missão de tornar a Cardano mais escalonável, trazendo um enorme boost de desempenho.

Ela trará um mecanismo chamado CIP-33. O CIP-33 conseguirá reduzir drasticamente o custo de grandes transações, como se as “compactasse”, aumentando a velocidade operacional e evitando congestionamentos. Ela também permitirá que os dApps acessem dados on-chain sem que os precisem reescrever e rodar novamente o algoritmo e a transação em si.

Isso se tornará possível através dos novos “scripts de referência”. A partir de agora, usuários e desenvolvedores serão capazes de armazenar grandes volumes de dados na blockchain.

O Vasil já está rodando na testnet da Cardano desde 2 de junho. A atualização de 22 de setembro significará a implementação da ferramenta na mainnet da blockchain.

O número de testes necessários inclusive aumentou, em resposta ao colapso do TerraUSD e do Ecossistema Terra. O fenômeno impactou todo o mercado cripto, e com a Cardano não foi diferente.

“Após o colapso da LUNA, decidimos adicionar uma camada de testes extra ao que estávamos fazendo, e pensar com muito cuidado a respeito de algumas questões. Isso está levando um pouco mais de tempo, mas nós percebemos que precaução abundante costuma trazer melhores resultados hoje em dia”, informou Charles Hoskinson, cofundador da Cardano.

Conclusão

A próxima atualização da rede blockchain Cardano será o hard fork Vasil, agendada para 22 de setembro. Ele será responsável por melhorar a forma como os contratos inteligentes funcionam atualmente, tornando as transações mais rápidas e escalonáveis.

Os efeitos dessa atualização já estão sendo sentidos. Antes do recente bear market, o preço do ADA estava subindo mais do que o de outras criptomoedas rivais, como o ETH, e também vinha resistindo com mais solidez à queda da cotação geral das criptomoedas. A atualização deverá impulsionar o desenvolvimento de dApps na Cardano, o que poderá fortalecer essas tendências observadas nos preços também a médio prazo.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Naturalizado Brasileiro. Atua como Business Development Manager Brasil na Kucoin.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store