Coin News

Bitcoin é um tumor que está prejudicando a economia”, diz Nassim Taleb

16 Sep, 20223 min readBitcoin
Bitcoin é um tumor que está prejudicando a economia”, diz Nassim Taleb

Nicholas “Nassim” Taleb, famoso autor do livro A Lógica do Cisne Negro” é conhecido no mercado de criptomoedas por ser um grande crítico do Bitcoin, e ele voltou a atacar a moeda digital, chamando o ativo de “tumor”.

Em uma recente entrevista ao Squawk Box, da CNBC, Taleb falou sobre a atual situação financeira mundial, afirmando que os últimos anos foram afetados por decisões do banco central dos EUA para tentar controlar a crise de 2008.

“Eu acredito que nós tivemos 15 anos de Disneyland que basicamente destruiu a estrutura econômica. Pense nisso: Taxa zero de lucros. Qualquer pessoa com 40 anos hoje não tem experiência com o mercado, zero, eles não sabem que tempo vale dinheiro.”

"I think that we've had 15 years of Disneyland that basically has destroyed the economic structure," says @nntaleb. "You are hurting the economy.. creating tumors like #bitcoin. There was at some point such a thing as a discount rate. All these notions escape the new generation." — Squawk Box (@SquawkCNBC) September 15, 2022

Para Taleb, o Federal Reserve dos EUA “fez coisa demais” e errou a mão na hora de controlar a crise.

O Bitcoin prosperou na era das baixas taxas de juros. Seu lançamento ocorreu logo depois que o ex-presidente do Fed, Ben Bernanke, reduziu as taxas de juros para perto de zero, a fim de estimular a economia após a crise financeira global.

De acordo com Taleb, as ações do Federal Reserve ajudaram a criar “tumores como o Bitcoin”. A opinião de Taleb decorre do fato de que o Bitcoin floresceu principalmente devido a preocupações econômicas.

O Bitcoin é um tumor

Taleb afirmou que esse período de taxa zero e de falta de conhecimento das novas gerações prejudica o mercado ao ser um terreno fértil para bolhas e outros ativos como o Bitcoin.

“Você está arruinando a economia, você está criando bolhas, tumores como o Bitcoin, fundos de hedge que não deveriam existir, mas existem pelos últimos 15 anos.”

O autor continuou falando sobre como a atual geração do mercado financeiro tem tido dificuldades em entender conceitos básicos da economia.

“Existiu um momento em que existia algo como taxa de desconto. Todas essas noções fogem do conhecimento da nova geração.” concluiu nassim taleb.

Essa opinião não é de espantar, Taleb é um grande crítico do Bitcoin, ficando claro em suas observações. Apesar de ser um respeitado autor, ele não é tão unanime quando o assunto são suas opiniões sobre criptomoedas.

Por ser de uma geração anterior de estudiosos do mercado financeiro, é claro que ele tem preconceitos com novas ferramentas financeiras.

Vale ressaltar que essas críticas vêm em meio a um momento não muito animador para o Bitcoin, mas ainda assim, com uma moeda muito mais forte (em preço e fundamentais) do que ela era há 4 anos.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store