Coin News

Bitcoin parece estável mas perdeu importante linha de tendência, alertam traders

18 Aug, 20223 min readBitcoin
Bitcoin parece estável mas perdeu importante linha de tendência, alertam traders

O Bitcoin (BTC) perdeu um importante suporte de preço nesta quinta-feira (18), após a ata da reunião de julho do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) frustrar as esperanças de que uma política monetária mais flexível deve retornar aos EUA no próximo ano.

A principal criptomoeda do mercado registra na tarde de hoje perdas de apenas 0,3% nas últimas 24 horas, para US$ 23.358 – distanciando-se, portanto, do patamar de US$ 25 mil mirado pelos investidores mais otimistas.

O patamar atual também significa que o preço cai abaixo de uma linha de tendência de alta traçada entre as mínimas de 15 e 26 de julho. O movimento é considerado importante por traders pelo temor de que possa desencadear uma nova onda de liquidações.

Após atuação tímida no começo do dia, agentes de mercado não parecem digerir bem as impressões das autoridades americanas sobre o rimo de queda da inflação no país.

“Parece razoável que taxas elevadas e em crescimento sejam negativas para o Bitcoin”, disse Lewis Harland, pesquisador da Decentral Park Capital. “O Fed parece se manter consistente em seu objetivo [de conter a] inflação e o custo parece uma contração econômica”.

Traders de futuros não projetam mais o banco central dos EUA dando uma guinada em direção a um início de cortes de juros no ano que vem, de acordo com Michael Kramer, da Mott Capital Management. A expectativa do mercado é que as taxas atinjam um pico de cerca de 3,7% até março e permaneçam lá até o final de 2023.

No mês passado, o Fed elevou a taxa básica de juros em 75 pontos base (0,75 ponto percentual), elevando-a para a faixa de 2,25% a 2,5%.

Embora o aperto possa terminar no próximo ano, como os traders preveem, o momento da nova flexibilização da liquidez não é claro. Isso poderia limitar a possibilidade de ganhos de ativos de risco, como as criptomoedas.

“A contração de liquidez ainda está em andamento. As observações do Fed na ata de sua reunião de julho indicaram que o aperto pode terminar em 2023, mas o momento em que a liquidez retomará é desconhecido”, Griffin Ardern, trader de criptomoedas da empresa de gestão de ativos Blofin, disse ao CoinDesk.

“O aumento da taxa do Fed em setembro e a incerteza sobre a Fusão [do Ethereum, decorrente da possibilidade de uma duplicação da blockchain] suprimirá ainda mais as expectativas otimistas dos investidores”, disse Ardern.

Por outro lado, alguns observadores como o ex-operador do Fed Joseph Wang, leram as atas como um pouco menos agressivas por revelarem preocupações com o exagero no aperto para conter a inflação. O executivo também disse que o Fed julga que seria apropriado desacelerar os aumentos de juros em algum momento.

Resta saber se os mercados concordam com a avaliação de Wang e revertem as perdas vistas até aqui.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store