Coin News

“Bitcoin é muito arriscado como aposentadoria”, diz secretária do Tesouro dos EUA

10 Jun, 20222 min readRegulation
“Bitcoin é muito arriscado como aposentadoria”, diz secretária do Tesouro dos EUA

Na quinta-feira (9), a secretária do Tesouro Americano, Janet Yellen, alertou contra o uso de bitcoin (BTC) e outras criptomoedas em contas de aposentadoria, chamando-as de “investimento muito arriscado”.

Os comentários de Yellen foram feitos durante um evento do The New York Times, em Washington, em resposta a uma pergunta sobre o anúncio da Fidelity em abril de que permitiria que trabalhadores alocassem até 20% de seus fundos de aposentadoria em bitcoin.

“Não é algo que eu recomendaria à grande parte das pessoas que estão poupando para se aposentar”, respondeu. “Para mim, é um investimento muito arriscado.”

Anteriormente, o Departamento do Trabalho dos EUA (ou DOL, na sigla em inglês) havia expressado sua oposição à Fidelity em permitir bitcoin em suas contas de previdência, afirmando que tinha “preocupações graves” com essa decisão.

Porém, em maio, Republicanos da Câmara buscaram proteger a opção com um projeto de lei que evita que haja uma proibição federal para contas de aposentadoria cripto.

Durante o evento de quinta-feira, Yellen acrescentou que ela pensava que seria “legítimo” se o Congresso Americano decidisse implementar regras a planos de aposentadoria que possuem termos fiscais favoráveis.

“As leis fiscais criaram a oportunidade de poupar com vantagens fiscais”, explicou. “Se o Congresso quisesse se envolver na legislação desse setor e dissesse: ‘Demos incentivos fiscais a planos 401(k) e de aposentadoria e queremos regular quais formas de poupança podem ser obtidas’, ao meu ver, isso seria legítimo. Não estou dizendo que recomendo isso.”

Yellen e as criptomoedas

A própria opinião de Yellen sobre cripto ao longo dos anos é mista. Após dizer que “não era fã” do bitcoin em 2018, recentemente, ela concluiu que havia alguns benefícios da tecnologia, incluindo a inovação.

Após o colapso da stablecoin UST do Terra, ela afirmou que criptomoedas não apresentam um risco sistêmico ao sistema financeiro tradicional, mas também pediu que o Congresso aprovasse legislações para stablecoins até o fim deste ano.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store