Coin News

"Bitcoin cai 80% e é aplaudido, isso é síndrome de Estocolmo”, diz Tiago Reis

36 min ago4 min readBitcoin
"Bitcoin cai 80% e é aplaudido, isso é síndrome de Estocolmo”, diz Tiago Reis

Para Tiago Reis, fundador e CEO da Suno Research, o Bitcoin é o "único investimento que as pessoas perdem 80% e ainda aplaudem". Segundo o economista formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), isso se compara com a “síndrome de Estocolmo” - fenômeno psicológico em que a vítima desenvolve um relacionamento de lealdade e solidariedade com seu agressor.

Tiago Reis é um dos maiores críticos do Bitcoin no Brasil, já tendo falado diversas vezes que não investe na moeda digital e recomendando que seus seguidores não invistam na criptomoeda.

Reis afirmou também que "a maioria dos que promovem a moeda digital pararam de investir na mesma. "Só promovem. Pararam de gastar dinheiro e passaram a gastar saliva." - disse, acrescentando que o fluxo para o Bitcoin caiu significativamente.

Bitcoin é o único investimento que as pessoas perdem 80% e ainda aplaudem. Isso se chama “síndrome de Estocolmo”.— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) November 22, 2022

Na verdade, a maioria dos que promovem pararam de aportar em Bitcoin. Só promovem. Pararam de gastar dinheiro e passaram a gastar saliva. O fluxo para Bitcoin caiu significativamente.— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) November 22, 2022

O tuíte foi comentado por diversos usuários, com o médico da UFMG, Bruno Oliveira, comparando a situação com "esquizofrenia".

"Tiago, você acertou no fato mas errou na conclusão. O comportamento dos cripto fãs faz parte do que a medicina chama de Dissociação Cognitiva Coletiva. Não importa a realidade, mas sim as interpretações que reforcem as crenças dessas pessoas. Se aproxima da esquizofrenia."

Tiago, você acertou no fato mas errou na conclusão.O comportamento dos cripto fãs faz parte do que a medicina chama de Dissociação Cognitiva Coletiva. Não importa a realidade, mas sim as interpretações que reforcem as crenças dessas pessoas. Se aproxima da esquizofrenia.— Bruno Oliveira (@_OliveiraBruno_) November 22, 2022

A esquizofrenia, vale notar, é um transtorno mental grave em que as pessoas interpretam a realidade de forma anormal. Ela pode resultar em alguma combinação de alucinações, delírios e pensamentos e comportamentos extremamente desordenados que prejudicam o funcionamento diário e podem ser incapacitantes.

Bitcoin em queda

Em 2022, o Bitcoin caiu 73%, saindo da casa de 69 mil dólares e sendo negociado agora na faixa de US$ 15,700. Apesar disso, seus investidores não dão a mínima, já que acreditam que a moeda digital continua forte em seus fundamentos e voltará a subir.

Apesar de o ativo ter caído quase 80% no último ano, como apontam os críticos, o Bitcoin valorizou mais de 240% desde o crash em 2020, como notou o usuário Diego Kolling em resposta a Tiago Reis.

"O engraçado é que ele valorizou 240% desde o crash de março de 2020 e foi, portanto, a melhor classe de ativo no período. Nos últimos: 3 anos: 180% 5 anos: 200% 7 anos: 68x Porque você não posta os retornos da @sunoresearch e observamos quem deve ser aplaudido?"

O engraçado é que ele valorizou 240% desde o crash de março de 2020 e foi, portanto, a melhor classe de ativo no período.Nos últimos:3 anos: 180%5 anos: 200%7 anos: 68xPorque você não posta os retornos da @sunoresearch e observamos quem deve ser aplaudido?🤔— Diego Kolling (@diegokolling) November 22, 2022

Psicopatas

Usar adjetivos para se referir a investidores de Bitcoin não é nenhuma novidade, no início do ano, um estudo feito pelo The Conversation comparou os fãs da moeda digital com "psicopatas impulsivos".

Segundo o estudo, pessoas com esta condição são mais resistentes ao estresse e à ansiedade, fazendo com que os mesmos arrisquem mais.

Indo além, o estudo também apontou outros três laços de personalidade destes investidores, narcisismo, maquiavelismo e sadismo, os quais são traduzidos em pensamentos positivos, crenças conspiratórias e medo de perder oportunidades.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store