Coin News

Bancos dos EUA lançam um piloto de blockchain para Dólar Digital

1 h ago3 min readBlockchain
Bancos dos EUA lançam um piloto de blockchain para Dólar Digital

Enquanto o mercado cripto enfrenta essa crise causada principalmente pelo fracasso da FTX, as instituições financeiras tradicionais norte-americanas estão dando um passo no mundo das moedas digitais.

Um grupo de instituições bancárias—incluindo HBSC, Mastercard e Wells Fargo—anunciou na terça-feira (14) o lançamento de uma plataforma de prova de conceito de dinheiro digital chamada Regulated Liability Network (RLN).

“Os membros da comunidade bancária e de pagamentos dos EUA envolvidos nesta [prova de conceito] têm o prazer de trabalhar ao lado do New York Innovation Center (NYIC) que faz parte do Federal Reserve Bank de Nova York”, disse o grupo em uma declaração.

De acordo com o grupo, a plataforma usará a tecnologia de contabilidade distribuída, mais conhecida como blockchain, para criar oportunidades de melhorar as liquidações financeiras. Também atrairia a participação de bancos centrais, bancos comerciais e “bancos não regulamentados”, incluindo BNY Mellon, Citi, PNC Bank, Swift, TD Bank, Truist e U. S. Bank.

Em resposta ao anúncio, Edward Snowden twittou simplesmente: “E começou.”

It begins. — Edward Snowden (@Snowden) November 15, 2022

O potencial das moedas digitais dos bancos centrais, ou CBDCs, há muito tempo mantém o interesse dos executivos de bancos.

As CBDCs são versões digitais da moeda fiduciária de um Estado e são semelhantes às stablecoins, atreladas a uma proporção de 1:1 com uma moeda fiduciária específica.

O grupo diz que o RLN funcionará por doze semanas e somente operando com dólares americanos. Os participantes emitirão tokens digitais simulados representando depósitos de clientes e liquidarão através de reservas simuladas do Banco Central em uma blockchain compartilhada.

O grupo diz que o projeto incluirá um quadro regulamentar alinhado com os regulamentos existentes, como Know Your Customer (KYC) e exigências contra a lavagem de dinheiro. Eles também testarão a viabilidade de estender a plataforma para dar suporte a outros ativos digitais, como stablecoins.

Após a conclusão do projeto, o grupo diz que divulgará os resultados do programa piloto, acrescentando que os participantes não são obrigados a participar de futuras iniciativas.

“Este projeto será conduzido em um ambiente de teste e usará apenas dados simulados”, observa o grupo. “O objetivo não é avançar qualquer resultado de políticas específicas, nem sinalizar que o Federal Reserve tomará qualquer decisão imediata sobre a emissão de uma CBDC de pequeno ou grande porte, nem como ela seria projetada necessariamente.”

Os Estados Unidos não seriam os primeiros a tentar desenvolver uma moeda digital nacional. A China já começou a trabalhar em um Yuan Digital. Em setembro, a Austrália avançou com seu projeto piloto para um dólar digital usando uma variante privada de nível empresarial da Ethereum conhecida como Quorum.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store