Coin News

Banco Central da Índia inicia testes de CBDC em larga escala

2 h ago2 min readOther
Banco Central da Índia inicia testes de CBDC em larga escala

O Banco Central da Índia iniciou na última terça-feira (1) de novembro os primeiros testes da sua CBDC em larga escala.

Durante as primeiras horas do programa piloto, vários bancos do país utilizaram a moeda virtual apoiada pela Mint Road para liquidar quase 50 transações de títulos do governo indiano com um valor de R$ 170 milhões.

De acordo com informações do governo indiano, 8 bancos concordaram em participar das liquidações iniciais da CBDC, entre eles: State Bank of India (SBI), Bank of Baroda, ICICI Bank, IDFC Bank, HDFC Bank, HSBC, Kotak Mahindra e o Yes Bank.

Novo sistema de negociação

As CBDC permitem uma série de vantagens aos sistemas financeiros de cada país, por exemplo, a moeda digital indiana traz um novo sistema de negociação para ser aplicado nos diferentes bancos que adotarem o projeto.

Atualmente os bancos da Índia realizam as negociações através de uma base líquida em uma plataforma conhecida como NDS-OM, gerando uma liquidação de transações apenas a partir do próximo dia.

Por este motivo, o novo projeto da CBDC exige que as negociações sejam realizadas numa base bruta, permitindo uma liquidação de transações no mesmo dia de forma rápida e segura.

O que é uma CBDC?

As CBDC são um tipo de moedas fiduciárias digitais emitidas pelos bancos centrais dos países. Desta forma, estas moedas possuem um valor de curso legal nas referidas nações onde foram criadas.

Segundo diferentes especialistas, estas iniciativas procuram dar uma nova cara ao dinheiro fiduciário através de funcionalidades semelhantes às criptomoedas, sem deixar de ser um mecanismo de controle para as diferentes entidades econômicas de cada país.

  • Leia também: Fantom (FTM) dispara 20% com retorno inesperado de Andre Cronje
  • Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store