Coin News

Banco Central do Chile vai estudar criação de versão digital da moeda do país

6 d ago2 min readBitcoin
Banco Central do Chile vai estudar criação de versão digital da moeda do país

O Banco Central do Chile divulgou um comunicado nesta quarta-feira (11) afirmando que irá começar uma série de estudos e debates para analisar até o final deste ano a possibilidade de criar uma versão digital do peso chileno. Ativos desse tipo são conhecidos como CBDC, “central bank digital currency”, que na tradução do inglês significa “moeda digital de banco central” – uma versão oficial e centralizada de uma criptomoeda.

No comunicado, o BC chileno afirma que um CBDC pode potencializar benefícios associados à transformação digital e reduzir riscos de mercado. “Particularmente, um CBDC poderia ajudar a construir um sistema de pagamento mais competitivo, inovador, integrado, inclusivo e resiliente”, afirma a entidade.

Porém, no mesmo documento, a instituição diz que uma decisão final sobre o tema requer uma análise mais profunda sobre o custo-benefício e uma comparação com outras alternativas que possam resolver os mesmos problemas.

“O desenho de uma CBDC deve ser feito com cuidado para não ter impactos negativos sobre o funcionamento do sistema financeiro e da política monetária”, afirma o BC.

Metas

A instituição controladora do sistema financeiro chileno diz que planeja envolver usuários, reguladores e provedores nos debates ao longo do ano, até uma decisão final.

Mas o Banco Central do Chile ressalta que, mesmo que se concretize, o projeto não representa o começo do fim do papel moeda no país.

“A emissão de um CBDC não tem como objetivo eliminar ou substituir os meios de pagamento tradicionais, mas sim prover um método alternativo. Satisfazer a demanda real das pessoas é e seguirá sendo a tarefa principal do BC, o que não é alterado pelo processo de criação de um CBDC”.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store