Coin News

Autoridades holandesas prendem suposto desenvolvedor do Tornado Cash

12 Aug, 20223 min readOther
Autoridades holandesas prendem suposto desenvolvedor do Tornado Cash

Autoridades na Holanda prenderam um desenvolvedor suspeito de estar envolvido em lavagem de dinheiro por meio do serviço de mistura de criptomoedas Tornado Cash.

O Serviço de Informação e Investigação Fiscal (FIOD), uma agência na Holanda responsável pela investigação de crimes financeiros, anunciou oficialmente a prisão de um homem de 29 anos em Amsterdã na sexta-feira.

O homem supostamente esteve envolvido na facilitação de fluxos financeiros criminais e lavagem de dinheiro por meio do Tornado Cash, disse a autoridade.

O FIOD apontou que não descartou várias prisões no caso, observando que sua equipe financeira avançada cibernética (FACT) iniciou uma investigação criminal contra o Tornado Cash em junho de 2022.

De acordo com o FACT, o Tornado Cash supostamente foi usado para ocultar fluxos de dinheiro criminosos em grande escala, incluindo hacks e golpes de criptomoedas.

“Isso inclui fundos roubados por hackers por um grupo que se acredita estar associado à Coreia do Norte. O Tornado Cash começou em 2019 e, de acordo com a FACT, alcançou um faturamento de pelo menos sete bilhões de dólares”, observa o anúncio.

A notícia chega logo depois que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos colocou dezenas de endereços do Tornado Cash na lista de sanções do Office of Foreign Asset Control (OFAC) em 8 de agosto. A Circle, uma grande empresa de criptomoedas e emissora do USD Coin (USDC), posteriormente congelou 75.000 USDC vinculados a endereços sancionados pela OFAC.

Devido às sanções, agora é ilegal para qualquer pessoa ou entidade dos EUA interagir com os endereços de contrato inteligente do Tornado Cash. As penalidades por descumprimento intencional podem variar de multas de US$ 50.000 a US$ 10.000.000 e de 10 a 30 anos de prisão.

O movimento do Tesouro desencadeou o rápido desenvolvimento de eventos em torno do Tornado Cash. De acordo com algumas fontes, mais algumas pessoas supostamente envolvidas no mixer também teriam sido presas nos Estados Unidos e na Estônia. Os indivíduos presos supostamente incluíam Roman Panchenko em Seattle e Nikita Dementyev em Tallinn.

Muitos na comunidade cripto expressaram indignação com as autoridades que prendem desenvolvedores e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento do Tornado Cash. Observadores da indústria apontaram que cobrar dos criadores de código pela criação de ferramentas de privacidade contradiz os princípios de uma sociedade livre.

Today is a dark day. Writing code is free speech. Developers aren’t responsible for how others utilize open source code. — Nik KunkΞl (@nomos_paradox) August 12, 2022

Hoje é um dia sombrio. Escrever código é liberdade de expressão. Os desenvolvedores não são responsáveis ​​por como os outros utilizam o código-fonte aberto. https://t.co/Y1FUDA4FlZ

— Nik KunkΞl (@nomos_paradox) 12 de agosto de 2022

Em meio aos relatos, o canal Discord do Tornado Cash foi excluído na sexta-feira. Seu grupo oficial do Telegram ainda está intacto no momento em que este artigo foi escrito.

Baseado na Ethereum, o Tornado Cash é uma ferramenta que permite aos usuários ofuscar suas transações de criptomoedas para proteger seu anonimato, embaralhando trilhas de informações na blockchain. O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que usou o Tornado Cash ao doar fundos para a Ucrânia para proteger a privacidade financeira dos destinatários.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store