Coin News

Autoridade do Tesouro dos EUA diz que misturadores de criptomoedas são uma 'preocupação' na aplicação de sanções

7 d ago2 min readRegulation
Autoridade do Tesouro dos EUA diz que misturadores de criptomoedas são uma 'preocupação' na aplicação de sanções

Elizabeth Rosenberg, secretária assistente de financiamento ao terrorismo e crimes financeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, sugeriu que sancionar misturadores de criptomoedas poderia ajudar a fortalecer a resposta do governo a entidades estrangeiras que procuram usar ativos digitais para meios ilícitos.

Em uma audiência na terça-feira (20/09) do Comitê Bancário do Senado, que cobriu sanções à Rússia, Rosenberg disse que fazer com que o Departamento do Tesouro adicione misturadores de criptomoedas como Blender.io ou Tornado Cash à sua lista de Cidadãos Especialmente Designados pode ser uma maneira eficaz de sinalizar que o governo dos EUA estava agindo para evitar que as entidades contornem as sanções.

“Quando [sanções] podem servir como um impedimento para qualquer criminoso que procure usar um misturador para lavar seus fundos […] essa é uma via eficaz que podemos usar para sinalizar que não podemos tolerar a lavagem de dinheiro”, disse Rosenberg. “Seja para um ator criminoso russo, um iraniano, um norte-coreano ou de onde quer que venham.”

Ela adicionou:

"Tecnologias de aprimoramento de anonimato, como misturadores [...] são de fato uma preocupação para entender o fluxo de financiamento ilícito e ir atrás dele."

Rosenberg respondeu a perguntas da senadora de Massachusetts Elizabeth Warren, que disse que alguns no espaço cripto estavam “furiosos” com sanções do Tesouro aos misturadores e sugeriu que os oligarcas russos poderiam usar ativos digitais para evitar esforços destinados a impactar economicamente indivíduos e entidades ligados à guerra na Ucrânia. Muitos no espaço criticaram as ações do Tesouro, incluindo a Coinbase – a exchange de criptomoedas anunciou em 8 de setembro que estaria financiando um processo contra o departamento do governo contestando as sanções ao Tornado Cash.

  • Relacionado: Tesouro dos EUA sanciona grupo de ransomware baseado no Irã e endereços Bitcoin associados
  • Além de liquidificadores, incluindo Blender.io e Tornado Cash, o Tesouro teve como alvo endereços específicos de Bitcoin (BTC) supostamente vinculados a indivíduos de um grupo paramilitar neonazista russo e um grupo de ransomware baseado no Irã em setembro. Em meio a críticas e incertezas entre os usuários de criptomoedas, o Tesouro esclareceu mais tarde que ninguém estava proibido de compartilhar o código do Tornado Cash em sites ou publicações.

    Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store