Coin News

Após sucesso do The Merge, especialista afirma que 'criatividade acabou no Bitcoin' e gera debate no Twitter

15 Sep, 20226 min readBitcoin
Após sucesso do The Merge, especialista afirma que 'criatividade acabou no Bitcoin' e gera debate no Twitter

Uma das narrativas que ganhou força às vésperas do The Merge sugere que mais cedo ou mais tarde o Ethereum (ETH) vai superar o Bitcoin (BTC) em capitalização de mercado para tornar-se a criptomoeda dominante de um futuro descentralizado.

Sem fazer uma menção explícita ao "flippening" (virada, em tradução livre), logo após a conclusão da atualização da Ethereum com sucesso, uma das mais proeminentes personalidades do espaço cripto, publicou um breve thread no Twitter afirmando que o evento o convenceu de que "a engenhosidade e a criatividade humanas se acabaram na comunidade do Bitcoin", cujo "estado intelectual" está "em frangalhos".

the merge has only convinced me further that the intellectual state of the btc community is truly in shambles. the high-quality people who remain (e.g. bitmex research) are mostly covering ethereum now. I still love Bitcoin very much and hope for a restorative movement.— Hasu⚡️🤖 (@hasufl) September 15, 2022

o the merge só me convenceu ainda mais de que o estado intelectual da comunidade do btc está realmente em frangalhos. as pessoas de alta qualidade que permanecem (por exemplo, a bitmex research) estão cobrindo principalmente o ethereum agora. Eu ainda amo muito o Bitcoin e espero por um movimento restaurador.

— Hasu (@hasufl)

A afirmação poderia ser tomada como uma afronta caso Hasu pudesse ser associado especificamente à comunidade da Ethereum ou se tratasse de um crítico do Bitcoin. Não é o caso. Investidor, analista e pesquisador, Hasu é coautor, em parceria com Nic Carter, de um dos textos mais celebrados sobre a criptomoeda pioneira.

"Visions of Bitcoin" (visões do Bitcoin, em tradução livre) foi escrito durante um dos pontos mais baixos do ciclo de baixa de 2018 e analisa as transformações das narrativas sobre a criptomoeda ao longo do tempo. Pois agora, segundo Hasu, as principais narrativas que sustentaram o crescimento do Bitcoin parecem estar deixando de fazer sentido.

Hasu mencionou explicitamente uma afirmação do bilionário investidor Paul Tudor Jones, que em 2020, ao revelar seus primeiros aportes no BTC, disse:

"Nunca vi um hedge de inflação que possuísse um capital intelectual tão grande por trás (...) O Bitcoin é uma aposta na engenhosidade humana e no empreendedorismo."

Jones foi além e disse que outros ativos de proteção contra a inflação são apostas em "falácias da humanidade". Tendo partido de uma personalidade vinculada aos mercados tradicionais, foi uma declaração das mais otimistas jamais proferidas a respeito do Bitcoin, escreveu Hasu. No entanto, questionou em seguida:

"Mas até que ponto isso ainda é verdade hoje?"

Abaixo dos US$ 20.000 nas horas que se seguem à atualização da Ethereum, de acordo com dados do CoinGecko, o preço do BTC encontra-se mais de 70% abaixo de suas máximas históricas e a narrativa de que o Bitcoin é o ativo por excelência de proteção contra inflação que esteve tão em voga no ano passado, durante o ciclo de alta dos mercados, perdeu sustentação.

Hasu reconhece que o Bitcoin ainda é uma rede eficiente e uma marca poderosa, mas talvez o seu potencial jamais se materialize em toda a sua magnitude. E isso, para ele, é particularmente "muito triste".

simply speaking, a bet on Bitcoin today is still a bet on a great asset+network as is. and maybe that's enough for a bright future, maybe not. but it's no longer a bet on human creativity, entrepreneurialism, and problem-solving. and that's what's making me really sad— Hasu⚡️🤖 (@hasufl) September 15, 2022

ainda hoje, acho que o Bitcoin segue sendo uma marca e uma rede incríveis. mas a engenhosidade e a criatividade humanas se foram (e, francamente, em 2020 isso já estava acontecendo, eu apenas me recusei a reconhecer esse fato naquela época).

--

resumindo, uma aposta no Bitcoin hoje ainda é uma aposta em um ótimo ativo e em sua rede tal qual ela está. e talvez isso seja suficiente para um futuro brilhante, talvez não. mas não é mais uma aposta na criatividade humana, no empreendedorismo e na resolução de problemas. e é isso que está me deixando muito triste

— Hasu (@hasufl)

Reações da comunidade

A manifestação de Hasu sobre o Bitcoin logo após a histórica atualização da Ethereum não passou em branco para a comunidade de criptomoedas. Personalidades importantes manifestaram suas opiniões nos comentários à postagem.

Coautor de "Visions of Bitcoin", Nic Carter apenas retweetou a publicação. Recentemente, o sócio da Castle Island Ventures se indispôs com a comunidade de maximalistas do Bitcoin depois de ter se tornado alvo de ataques porque seu fundo de capital de risco ofereceu suporte a projetos não vinculados à maior criptomoeda do mercado.

O trader bilionário e ex-CEO da BitMex, Arthur Hayes, escreveu que a função do Bitcoin é "apenas existir" e, assumindo tons bíblicos, fez menção ao arrependimento dos "pecadores" em um momento oportuno.

Be not dismayed, Lord Satoshi is the one true god. #Bitcoin doesn’t need to do anything just exist. That is all, and in time all sinners will repent. — Arthur Hayes (@CryptoHayes) September 15, 2022

Não fique desanimado, Lorde Satoshi é o único deus verdadeiro. #Bitcoin não precisa fazer nada, apenas existir. Isso é tudo, e com o tempo todos os pecadores se arrependerão.

— Arthur Hayes (@CryptoHayes)

O pesquisador escandinavo Eric Wall concordou em parte com o lamento de Hasu. Como exemplo citou a atual proeminência de Michael Saylor, presidente executivo da MicroStrategy, como principal referência da comunidade do Bitcoin.

Just look at the conference headline speakers though.2016: @aantonop2022: @saylorOne could code the Lightning Network and explain its every detail. The other thinks NFTs should be on Lightning and couldn’t tell you what the obvious issue would be.This is cultural— Eric Wall X 🏴 (@ercwl) September 15, 2022

Basta olhar para os principais palestrantes da conferência.

2016: @aantonop2022: @saylor

O primeiro pode escrever códio para a Lightning Network e explicar todos os seus detalhes. O outro acha que os NFTs deveriam estar na Lightning e não saberia dizer qual seria o problema óbvio disso.

Isso é cultura

— Eric Wall X (@ercwl)

Citada como um dos bastiões da comunidade do Bitcoin, o perfil da BitMex Research optou por contemporizar.

> the high-quality people who remain (e.g. bitmex research)Thanks!!> the intellectual state of the btc community is truly in shamblesProbably true. However, it has probably always been a bit like that. Don't look at 2011 to 2017 with rose tinted glasses...— BitMEX Research (@BitMEXResearch) September 15, 2022

> as pessoas de alto nível que permanecem (por exemplo, a btimex research)

Obrigado!!

> o estado intelectual da comunidade btc está realmente em frangalhos

Provavelmente é verdade. No entanto, provavelmente sempre foi um pouco assim. Não olhe para 2011 a 2017 com óculos cor de rosa...

— Pesquisa BitMEX (@BitMEXResearch)

Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, a gestora global de investimentos Bernstein sugeriu que a superação do Bitcoin pela Ethereum pode ser um dos sete disparadores de um novo ciclo de alta do mercado de criptomoedas. Embora tratem-se de duas redes de natureza e propósitos diferentes, o futuro está em aberto.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store